Educaçao de jovens e adultos

Páginas: 13 (3205 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA

Educação de Jovens e Adultos

TRES LAGOAS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA

Doriane Neves da Silva 194085
Rosimeire Pereira da silva 219362


TRES LAGOAS2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA

Profa. Talita Marcelino de Morais

TRES LAGOAS2012
Características do Educando da Educação De Jovens e Adultos.
Sabemos que o trabalho docente constitui o exercício profissional do educador e que este trabalho deve estar comprometido com a sociedade, cuja responsabilidade é preparar os alunos para tornarem-se cidadãos ativos, críticos e participantes do mundo do trabalho da cultura e da política. Por esse motivo é que consideramos otrabalho docente importantíssimo, já que contribui para a construção da conscientização humana.
Quando falamos em ensinar, falamos da grande responsabilidade que isso acarreta, sobretudo quando falamos em ensino destinado à jovens e adultos; já que neste caso devem ser levados em consideração uma série de fatores. Por se tratar de alunos que, em sua maioria, vêm para escola após uma dura jornadade trabalho, pessoas que possuem uma série de problemas sejam familiares, profissionais ou sociais.
Desta forma, para que o educador de jovens e adultos possa contribuir de fato com uma aprendizagem significativa, deve estar preparado para atender esses alunos em todas as suas especificidades; ele deve conhecer cada um deles e partindo daí relacionar o conteúdo a ser ministrado com o cotidiano ea realidade social de cada um considerando suas aspirações por melhores condições de vida,de trabalho e de satisfação pessoal.
O educador deve estar embasado teoricamente para apontar métodos que despertem no jovem e no adulto a conscientização, a criatividade e o interesse em querer saber sempre mais. Para isso, é necessário que o material didático utilizado pelo educador, seja construído apartir de debates entre ele e os alunos com o objetivo de fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos, até mesmo do vocabulário que faz parte do universo de comunicação destes alunos.
Como afirma Freire (1998, p. 72): “A pratica docente, especificamente humana é profundamente formadora e por isso ética”, ou seja, o educador tem em mãos uma grande responsabilidade, pois sua prática éeminentemente formadora e por isso a maneira como age em seu trabalho docente, a sua lucidez quanto a sua responsabilidade é de grande importância para a formação de jovens e adultos.Em um mundo onde a globalização exige cada vez mais dos profissionais,o processo de desigualdade social tem se intensificado e cada vez mais as classes educacionais tem sido penalizadas pela ausência do processo dealfabetização, gerando com isso grandes conseqüências, entre elas a alienação social e a submissão ao sistema capitalista opressor.
O educador, para que seja um agente capaz de contribuir realmente com a mudança educacional e social, precisa estar a par desta realidade, deve estar atento a esses problemas para que seja capaz de atuar na realidade com intuito de transformá-la; sabemos, porém, que este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!