Educação

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Algumas considerações sobre a educação concebida por Karl Marx
O tema da educação não ocupou um lugar central na obra de Marx. Ele não formulou explicitamente uma teoria da educação, muito menos princípios metodológicos e diretrizes para o processo de ensino-aprendizagem. Sua principal preocupação foi o estudo das relações socioeconômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico.Quanto à questão educacional, esta se encontra inevitavelmente enredada em sua obra. Existem alguns textos que Marx, juntamente com Engels, redigiu sobre a formação e o ensino em que a concepção de educação está articulada com o horizonte das relações sócio-econômicas daquela época. Assim, para compreendermos qual sua perspectiva na análise do fenômeno educativo precisamos passar pelo seu modo decompreender a sociedade. O propósito deste artigo é pontuar algumas das questões que chamam a atenção para uma re-leitura de Marx, hoje, no âmbito educacional.
Marx afirma:
Toda luta de classes é uma luta política [...]. A burguesia mesma, portanto, fornece ao proletariado os elementos de sua própria educação, isto é, armas contra si mesma [...]. Com o progresso da indústria frações inteiras daclasse dominante são lançadas no proletariado [...] também elas fornecem ao proletariado uma massa de elementos de educação (MARX, 1993, p. 08).
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, quea impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos. Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinada. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em 1869, Marx opunha-se a qualquercurrículo baseado em distinções de classe. Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito.
Marx entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica.
A concepção marxista tinha como principais objetivos promover a mudança por meio do estabelecimento de uma consciência socialista; e construir uma sociedade socialista. Em contrapartida, aeducação que Marx idealizava consistia numa doutrina de pensamento único, baseada numa concepção rígida, inflexível e burocrática, apresentando desconsideração e desprezo
pelas questões filosóficas e pela liberdade intelectual.
A educação, na sociedade capitalista, é, segundo Marx e Engels, um elemento de manutenção da hierarquia social; ou o que Gramsci denominou como instrumento da hegemonia ideológicaburguesa. A igualdade política é algo meramente formal e não passa de uma ilusão visto que a desigualdade social é concreta e inequívoca. Atualmente a situação não parece ser muito diferente daquela vivida e descrita por eles.
ÉMILE DURKHEIM
Segundo Durkheim,a educação é um processo pelo qual passam as crianças a fim de serem moldadas para viver em sociedade.Além disso,a educação teriaduas finalidades na socialização:homogeneizar ou diferenciar as pessoas,Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo,para ele “a educação é uma socialização da jovem geração pelo geração adulta “,e quanto mais eficiente for o processo,melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.Segundo ele,a escola deveria preparar os jovens,pormeio dos preceitos básicos,para a convivência na sociedade.Hoje,ela apresenta-se com esse intuito,porém,formando-os não para a interpretação e a análise critica sobre a nova realidade,e sim com instrumentos para a nova tecnologia. Principalmente quando nos referimos á escola pública,que atende em nossa realidade brasileira, a uma parcela considerável da população ,mas que ainda não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!