Educação

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Curso: Pedagogia - 2º semestre - 2/2010

Didática

Questões dissertativas

1. Após a leitura do capítulo 1 – “Histórico, concepções e pensamento didático” elabore uma síntese (de até duas laudas), abordando as principais características das teorias pedagógicas apontadas pela autora.
Em relaçao as teorias pedagógicas existentes a mais conhecida e a teoria tradicional que ainda servecomo parâmetro para as escolas e para os docentes nas ações desenvolvidas em sala de aula.

R= No contesto da década de 1930, presenciamos grandes reformas educacionais em nosso pais, e em paralelo,as severas criticas a pedagogia tradicional,vinda do movimento dos pioneiros da escola nova,dado origem a uma teoria pedagógica cujas pressupostos apresentavam as idéias oposta a da escolatradicional.Esta e a teoria Escolanovista.
Nessa teoria, o aluno torna-se centro do processo educativo, deixando de ser um mero expectador e assumindo o papel principal em sua aprendizagem, como um ser ativo e responsável pela construção de seus conhecimentos.
No transcorrer dos anos seguintes,todo quadro educacional sofre mudanças significativas. Surge o ensino tecnicista que caracteriza muitasalterações no agir pedagógico dos docentes. O docente e o aluno são relegados a um segundo plano, sendo vistos como simples executores de tarefas que são planejadas, organizadas e controladas objetivamente por especialistas. A ação pedagógica do professor, transformado agora em técnico educacional, os modelos pedagógicos citado ate aqui são traduções de um modelo liberal conservador de nossasociedade que pretendem garantir o sistema social na sua integridade.
Frente a necessidade de superar as fazes de criticas e de se elaborar uma proposta pedagógica para a educação que desse conta de suprir os anseios da sociedade escolar,pesquisadores e estudiosos iniciam a construção de uma nova orientação, que recebeu varias denominações, tais como: Pedagogia Dialética , PedagogiaRevolucionaria , Pedagogia Critica , Pedagogia Critico-Social dos Conteúdos e Pedagogia Historico-Critica essa ultima denominação foi a que se firmou frente a superação das tendências pedagógicas ate então existentes
Paralelamente a esse movimento, na década de 1980, surgi uma nova proposta educacional que provoca a adoção de uma nova orientação teórico-metodoloica hoje conhecida como construtivismo.No construtivismo, o sujeito transforma a informação para poder assimila La; dessa forma, entende o conhecimento como uma constante transformação a partir do conhecimento já existente.

2. Individual e sem consulta.
(FCC-2009). “Quando as crianças das classes populares entram na escola, não deixam apenas
as chinelas na porta da entrada, deixam também tudo o que sabem sobre o mundo e sobresi mesmas; deixam até sua capacidade de usar a linguagem oral para se comunicar [...] Como pode aprender quem é desacreditado na sua capacidade de aprender? Como pode avançar na aquisição de novos conhecimentos quem é avaliado como nada sabendo?”
Numa concepção crítica de Educação, acolher os alunos que chegam à escola é:

R= Aprende-los como sujeito socioculturais.

3. Descreva umaestratégia didática que proporcione uma aprendizagem significativa de conceitos.
R= Esta estratégica didática e parra estimular a compreensão de uma das operações matemática, adição, realizada com a brincadeira batalha naval.
Ricardo e Rodrigo foram jogar batalha naval. Cada um deu quatro tiros.
Ricardo: (7,B), (5,B), (3,A) e (1,B).
Rodrigo: (4,D), (2,C), (4,A), e (5,C).
Faça em seucaderno uma tabela para anotar em que embarcação caiu cada tiro e quantos pontos os meninos fizeram a cada jogada.
Descubra quem foi o vencedor somando os pontos de cada um e desenhe um premio para ele.

4. A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação? Por quê?

R= Porque o colegiado escolar e um órgão coletivo e fiscalizador, etua nas questões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!