Educação

Páginas: 17 (4072 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
A entrevista teve como objetivo vivenciar o cotidiano do Magistério Superior sua dimensão de atuação, suas necessidades, expectativas e também a relação professor- aluno. O tempo que destinamos a atividade foram 4 horas aulas de observação mais 2 horas para entrevista os instrumentos que utilizamos foi à entrevista semi- estruturada, onde possibilita ao entrevistado um momento mais descontraídopodendo assim o mesmo relatar vários fatos sem se manter preso a pergunta. Conforme Gil (2002, p.137) “a entrevista é uma comunicação verbal entre duas ou mais pessoas com um grau de estruturação previamente definida, cuja finalidade é obtenção de informação de pesquisa”. Sua vantagem é realmente a interação com o entrevistado.
A instituição na qual realizamos nossa observação e entrevista foi aFaculdade UNIRON( ) , localizada na av Mamoré no bairro_______ em Porto Velho Rondonia, a instituição oferece muitos cursos e em diversas área.
2 A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR- PRÁTICA PEDAGÓGICA
Administrar sua própria formação continua é útil, pois ela traz atualização, como bem sabemos a educação está em constante movimento é uma vez adquirida jamais ficará parada será sempre usada. Oentrevistado professor Walace Soares de Oliveira dispõe das seguintes formações: graduado em Ciências Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) 2003; Especializações: Metodologia da Ação Docente do Ensino Superior – Faccar – 2005; Especialização em Design Instrucional para EaD – IBDIN – 2012; Mestrado em Educação – UEL – 2007. Conforme a LDB/2002 que a formação deverá ocorrer:
A formaçãoinicial dos profissionais da educação básica deve ser responsabilidade principalmente das instituições de ensino superior, nos termos do art. 62 da LDB, onde as funções de pesquisa, ensino e extensão e a relação entre teoria e prática podem garantir o patamar de qualidade social, política e pedagógica que se considera necessário (BRASIL, 2001 b, p.143)

A formação de professores tem compromissoseducacionais a serem desenvolvidos e qualidade dessa formação refletirá diretamente no trabalho desenvolvido em sala de aula. Isso foi vivenciado durante a aula Arte na Antiguidade: Mesopotâmia e Egito, esta aula havia sido planejada para ocorre com o recurso do datashow, porém por problemas técnicos não houve a possibilidade da aula ser executada com esse recursos, mas isso não impediu e tãopouco atrapalhou o desempenho do professor, então o grupo pode perceber que a aula estava bem planeja em momentos como esse é que o conhecimento a preparação e profissionalismo fazem diferença.
A lucidez profissional consiste em saber igualmente quando se pode progredir pelos meios que a situação oferece e quando é mais econômico e rápido apelar apara novos recursos de automoção: leitura consultaacompanhamento de projeto, supervisão, pesquisa- ação ou aportes estruturados de formadores, suscetível de propor novos saberes e novos dispositivos de ensino-aprendizagem. Perrenoud (2000 p, 163)

Podemos assim afirmar que a formação lhes dará opção de parar de fazer a mesma coisa, permitindo assim operacionalizar sua aula transforma lá. O conhecimento te proporciona muitas habilidades implica emcompromisso político e social.
Assim como homem do seu tempo, os educadores de hoje não podem esquivar-se dessa realidade social e, muito menos, perder de vista a viabilidade histórica de um projeto de transformação do real . uma boa formação teórica prática, básica e comum a todos independente da clientela para qual ensinarão no futuro, lhes garantirá uma leitura critica não só da educação edas propostas de mudanças nesse campo, mas também uma consciência clara das determinações sociais, políticas e econômicas nelas presentes. Isso significa, por exemplo, saber analisar e criticar propostas oficiais ou institucionais da educação a da escola única (Cartolano. 1998p, 20

O professor Walace Soares mostra-se preocupado não só com sua atualização e profissionalização como também com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!