Educação

Páginas: 10 (2373 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
A escola com a cara da comunidade
Com a consulta aos pais e a participação de diretores, professores e funcionários é possível construir uma proposta eficaz, que atenda aos anseios da sociedade e às necessidades de aprendizagem dos alunos

Paola Gentile (pagentile@abril.com.br)
A aluna Luciele Pedroso: necessidades conhecidas e atendidas pela equipe escolar. Foto: Tamires Kopp
A alunaLuciele Pedroso: necessidades conhecidas
e atendidas pela equipe escolar.
Foto: Tamires Kopp

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, cada escola deve elaborar sua proposta pedagógica ouvindo todos os personagens que têm interesse no sucesso da educação e sabendo o que cada aluno precisa para crescer como estudante e cidadão. Hoje, autonomia é oconceito que rege o trabalho escolar e, para adquiri-la, é necessário ter objetivos claros e saber como alcançá-los. Essas definições, contudo, precisam ser feitas com a participação de todos: "O processo não é fácil, pois envolve sempre muitas pessoas com idéias e visões de mundo diferentes. Mas é a única maneira de construir uma identidade coletiva representativa", afirma Elydio dos Santos Neto,diretor da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo.

Nessa e nas próximas páginas, você vai conhecer as dores e as alegrias vividas pela equipe de uma unidade da rede municipal de Caraguatatuba, no litoral paulista, ao revisar sua proposta pedagógica entre o final do ano passado e o início deste ano. Mostramostambém como duas escolas de Porto Alegre procedem para elaborar sua proposta. As experiências comprovam como cada projeto deve ser único. Finalmente você vai conferir o caminho das pedras para sua escola entrar nesse processo, caso ela ainda não tenha uma proposta estruturada ou esteja planejando rever a já existente.

Trabalhar junto é difícil, mas indispensável

Marilene Mendonça Abel tinha medode fazer críticas, quando ingressou na Escola Municipal Maria Aparecida Ujio, em Caraguatatuba, há dois anos: "Achava que poderia ofender o colega e criar um clima ruim entre nós", conta. Também temia que suas idéias não fossem aceitas nas reuniões pedagógicas. Porém, no ano passado, ela sentiu necessidade de propor maior interação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, para que todostivessem clareza sobre o ponto em que as crianças deveriam estar quando ingressassem na 1ª série, nível no qual leciona desde que entrou na escola. Ela percebeu que suas expectativas não combinavam com a abordagem feita pelas colegas que davam aulas para as crianças menores.

Rúbia de Castro Oliveira, uma das colegas da Educação Infantil, também teve de se reeducar. Ao ouvir as colocações deMarilene pensou que eram críticas ao seu trabalho. Mas durante as discussões ela percebeu que o problema estava na falta de clareza que só uma proposta pedagógica bem negociada pode trazer. "A troca de idéias levou a ótimos resultados", ressalta Rúbia. No ano passado, Marilene e os professores de Educação Infantil desenvolveram atividades que beneficiaram os estudantes e fortaleceram a proposta daescola.

Para ter sucesso e levar todos os alunos à aprendizagem, a proposta pedagógica deve contar com a participação e com as idéias de todos os educadores. A diretora Olímpia Arruda reforça o argumento: "O aluno não é apenas de uma professora - ele é de toda a escola. Só o trabalho coletivo vai fazer a criança avançar em sua aprendizagem".

Os pais devem sentir que a escola é deles

A escolatem diversas ferramentas de avaliação que servem de fonte de idéias para a proposta pedagógica, como os horários de trabalho coletivo e os relatórios que os professores fazem ao final de cada projeto. No primeiro mês de aula, eles ainda observam o desenvolvimento das turmas para detectar as necessidades de aprendizagem. Durante as matrículas, os familiares dos alunos são entrevistados para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!