educação

Páginas: 11 (2652 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
GRUPO 160
Aline Maria Almeida dos Santos, Débora Amorim Deodato, Diana Carvalho de Freitas Mendes, Elizete Aparecida Dias, Estefane Carla Belmiro,
Karla Carolina do Carmo, Pauleandro de Amorim Maciel, Sheila de Oliveira e Silva.

A ETICA E O ENSINO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO SOCIO-MORAL NA ESCOLA











Santos
2013




RESUMO

A proposta deste trabalho é apresentaralgumas reflexões sobre a ética e a moralidade na formação do individuo visando o desenvolvimento moral e intelectual de crianças no período pré-escolar e nos anos iniciais do ensino fundamental. Em vista da globalização e da crise ética que a acompanha se faz necessário a discussão da ética e da moral em sala de aula e a introdução de seus conceitos básicos o quanto antes, para a solidificação docaráter moral do individuo e para a construção de bases para uma vida pautada na ética, no respeito e na justiça para todos.

PALAVRAS-CHAVE: Ética. Moral. Respeito. Justiça.
1. Introdução
A educação moral possui um papel determinante na sociedade atual, e discutir sobre ela se faz necessário tanto pelo referencial teórico da pesquisa quanto pela necessidade enfrentada em sala de aula peloprofessor, que precisa se posicionar de forma atuante na construção de valores e na sensibilização dos alunos para questões éticas e sociais. E quanto mais cedo inserirmos tais questões no contexto escolar mais poderá ter o retorno esperado, pois a criança ao se deparar com questões sociais e morais deverá aprender e construir de forma autônoma seu próprio caráter e seus valores éticos e morais.Este trabalho visa debater a respeito de um ensino voltado para a ética e a moralidade desde a pré-escola e estimular a construção de valores desde a infância, sensibilizando a criança para que ela possa construir de forma autônoma e pautada na justiça seu próprio caráter moral. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa bibliográfica em textos consagrados da literatura da área pesquisada.
Aotrabalhar com supervisão pedagógica Vinha (2000) constatou que o maior problema enfrentado por professores na educação infantil é a área do desenvolvimento moral e da construção de valores éticos e sociais. Essas crises morais enfrentadas por educadores geram insegurança, pois não querem ser autoritários, mas também não sabem como lidar com esses problemas de outra forma, gerando um desconforto emsala de aula. Os professores da educação infantil nem sempre sabem ou reconhecem o verdadeiro papel que exercem na vida e na formação dos alunos que estão sob seus cuidados, e quando o fazem é de maneira tão precária que nem serve para embasar uma mudança atitudinal de sua parte.
O professor tem como responsabilidade ajudar na formação moral do aluno e ensiná-lo a desenvolver o pensamento critico eautônomo, que irá guiá-lo na busca pelo próprio conhecimento e ajudá-lo a entender seu papel como cidadão. Assim o grande desafio é realizar uma educação de qualidade que possibilite ao ser humano a transposição da marginalidade no acesso aos direitos para a materialidade da cidadania ativa. Assim, a educação é compreendida como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, como partede sua essência (Silva, 1998).
Ao trabalhar com cidadania e ética é muito importante que o docente paute seu trabalho na didática para promover o autoconhecimento dos alunos e uma maior integração entre eles. Segundo (Candau 1999, p.26) “o papel da didática destina-se a atingir um fim a formação do educador”. Assim percebe-se que o educador não pode deixar de trabalhar a didática em hipótesealguma, uma vez que ela faz parte da sua prática profissional e norteia bases para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem em sala e aula.
Em sala de aula e na vida o saber se constrói por interações entre sujeitos e objetos. Conforme Berger Filho:
Para pensarmos um ensino que responda a essas necessidades, que eduque para a autonomia e para uma aprendizagem permanente e cotidiana, faz-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!