EDUCAÇÃO

Páginas: 8 (1768 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES – FNSL
DISCENTE:
DOCENTE: ALCYONE GILBERTO DE BRITO VIEIRA
DISCIPLINA: HISTÓRIA: CONTEÚDO E MÉTODO
CURSO: PEDAGOGIA TURMA: 3°PERÍODO

MITOLOGIA GREGA: DEUSES

INTRODUÇÃO

A escolha do tema “MITOLOGIA GREGA: DEUSES” se deu pela curiosidade que tive em descobrir mais sobre esse assunto. Sempre ouvi falar que mitologia era uma “besteira”, que eracoisa de demônio, enfim, não achava essas opiniões muito verdadeiras, então resolvi pesquisar mais a respeito. Creio que independentemente de religião, devemos respeitar a opinião dos outros.

IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO

Esse tema torna-se importante, pois com ele aprendemos as crenças de outros povos, de certa forma sua cultura e alguns pode aprender a aceitar e respeitar as diferenças do outro.Para mim esse tema tornou-se muito importante, pois com ele pude aprender sobre as crenças dos gregos na antiguidade, a importância que tinha a mitologia para eles e aprendi a relação da mitologia grega com as minha crenças.

1. ORIGEM DA MITOLOGIA

Para Rocha (1996), mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seusparadoxos, dúvidas e inquietações.
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. Originou-se da união das mitologias dórica e mecênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. As teorias: histórica, escritura, alegórica e física, tentam explicar a origem da mitologia. Tais teorias associadas umas asoutras são verdadeiras até certo ponto, pois existem mitos originados pelo desejo humano de explicar fenômenos naturais que não são compreendidos.


2. A CRIAÇÃO DO MUNDO

No princípio o mundo era sem forma. Não havia diferença de terra, de mar, de céu. Esse ambiente era denominado Caos. Até hoje nada se sabe quanto tempo durou esse abismo. Um deus resolveu mudar essa situação.
Começou reunindoo material para moldar o disco terrestre, depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou a abóbada celeste, que encheu de ar e de luz. Planícies verdejantes se estenderam então na superfície da terra, e montanhas rochosas se ergueram acima dos vales. A água dos mares veio rodear as terras. Obedecendo à ordem divina, as águas penetraram nas bacias para formar lagos, torrentes desceram das encostas, erios serpearam entre os barrancos. (POUZADOUX, 2001, p.7)

Assim se deu a criação do mundo. Agora era necessária a habitação.

Os astros e os deuses logo iriam ocupar o céu, depois, no fundo do mar, os peixes de escamas luzidias estabeleceriam domicílio, o ar seria reservado aos pássaros e a terra a todos os outros animais, ainda selvagens. (POUZADOUX, 2001, p.7)




3. ORIGEM DOS DEUSESPara gerar novos deuses era necessária a união de um casal de divindades. Assim, Urano (céu) e Gaia (terra) logo de início, geraram seis meninos e seis meninas, ou seja, os Titãs (Oceano, Céus, Crio, Hiperião, Jápeto, Cronos) e as Titânides (Febe, Mnemosine, Reia, Têmis, Tétis, Teia).
Urano e Gaia tiveram outros filhos como mostros, alguns deles viviam no tártaro, pois por ordem de seu painão podiam ver a luz do dia. Gaia, cansada de esconder seus filhos tramou com Cronos, um dos titãs, para tirar Urano do poder.

Certa noite, guiado pela mãe, Crono entrou no quarto dos pais. Estava muito escuro lá, mas o luar lhe permitiu ver seu pai, que roncava tranquilo. Com um golpe de foice, cortou-lhe os testículos. Urano, mutilado, berrou de raiva, enquanto Gaia dava gritos de alegria.Esse atentado punha fim a uma autoridade que ela estava cansada de suportar, e a inútil descendência deles parava aí — ou quase... Algumas gotas de sangue da ferida de Urano caíram na terra e a fecundaram, dando origem a demônios, as Erínias, a outros monstros, os Gigantes, e às ninfas, as Melíades. (POUZADOUX, 2001, p.8)

Dessa forma, Cronos torna-se o senhor todo poderoso do universo. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!