Educação

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, de Émile Durkheim
Fabiano de Paula

O Livro de Durkheim aborda o papel fundamental da educação do ponto de vista sociológico e em determinadas épocas e sociedades,também traz a importância da educação para o ser individual e para o indivíduo no ponto de vista da coletividade. Durkheim busca expor soluções para o contexto educacional abordado.
Segundo Durkheim aeducação é voltada para os interesses pertinentes de cada sociedade ou nação, dentro de um modelo político, religioso, social e moral. A educação exerce um papel fundamental na formação do indivíduo,mesmo que por muitas vezes, não seja o que ele espera, porém o meio social limita qual tipo de educação ele irá receber, diante disso a vontade dele é transformada, porém não destruída.
Segundo Kant, “Oobjetivo da educação é desenvolver em cada indivíduo toda perfeição que ele é capaz”. Trata-se do desenvolvimento harmônico no todo e em todas as etapas, porém contraria o principio que diz que ométodo de que para realizarmos uma tarefa com perfeição é preciso focar em um só segmento restrito e isolado. Outro ponto é sobre a felicidade plena, que de certa forma é mais subjetiva, cada indivíduolida com ela da maneira que ele deseja.
Durkheim expõe a educação como um fator cultural e social exercido sobre os indivíduo, e responsável pelas atitudes e ações destes na sociedade. Nenhum indivíduopode construir pelo esforço próprio aquilo que não é obra do pensamento individual. Ele coloca que para cada povo existe uma educação diferente, em outras épocas a educação era voltada para acoletividade, não permitindo ao indivíduo escolher o que queria aprender, as opções eram mais restritas, porém se antigamente não fosse dessa forma, muitas nações desapareceriam, visto que haveria um conflitode idéias.
Hoje a educação é voltada para coletividade também, mas o indivíduo consegue ir ter uma educação mais individual do que em outras épocas. Cada sociedade apresenta modelos de educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!