Educação

Páginas: 17 (4113 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Gestão Escolar Democrática: Desafios e Possibilidades
Democratic Management School: Challenges and Opportunities




Eriande Alves C. Bonfim
Gicelia Batista Nunes


RESUMO



Pensando em revelar o percurso de uma gestão escolar democrática e dos sujeitos envolvidos no processo educativo, este texto pretende apresentar reflexões sobre o processo da gestão democrática emInstituição Escolar, considerando os desafios e possibilidades encontradas nesse trajeto. Diante disso, tais desafios encontram-se nas questões burocráticas, visto que, para obter uma gestão escolar democrática, a educação precisa ser vista como uma tarefa de todos, incluindo família, governo e sociedade, porém, para que isso realmente aconteça, é necessário o envolvimento de todos os segmentos queparticipam do processo educacional e do trabalho coletivo que busque ações concretas.


Palavras-chave: Gestão Democrática- Desafios e Possibilidades




ABSTRACT



Thinking to reveal the path of a democratic school management and the individuals involved in the educational process, this paper aims to present reflections on the process of democratic management in the School Institution,considering the challenges and opportunities found in this path. Thus, these challenges are in thebureaucracy, since, fora democratic school management, education must be seen as a task for all, including family, government and society, however, that this actuallyhappens, it is necessary the involvement of all segments that participate in theeducational process and the collective work that seeks toconcrete actions.

Keywords: Democratic Management-Challenges and Opportunities








INTRODUÇÃO


A escola é um ambiente vivo. Nela estão as pessoas que se encontram diariamente para trabalhar. Possui o planejamento de encontros, os espaços para estudos, debates, as práticas educativas e a constante busca por respostas que muitas vezes não almejamos. Nela, educandos e educadoresenfrentam cotidianamente possibilidades, desafios e indagações que vão permeando as ações individuais e coletivas.
Este texto tem como finalidade discutir que, a implantação de uma gestão democrática não acontece de uma hora para outra, nem é um processo fácil, mas também não é impossível de ser realizado, nem tão complexo assim como muitas pessoas falam, considerando que a equipe gestora é aarticuladora, responsável em coordenar e implementar os princípios democráticos apresentados pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB 9394/96, a qual justifica o planejamento escolar como ação coletiva com a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e seu entorno.
Portanto, diante deste tema é fácil notar que construir uma gestão democrática exige tempo, planejamento e émais trabalhoso do que simplesmente agir de forma direta. Contudo, os benefícios serão visíveis quando as decisões, a elaboração do projeto político pedagógico e os instrumentos de avaliação, entre outros, acontecem no coletivo. Assim, a comunidade escolar e local sentem-se, de fato, parte da escola, e a gestão democrática deixa de ser adjetivo e tornando uma prática cotidiana.
A gestãoeducacional, nos dias atuais, precisa rever as condições de autonomia da escola no gerenciamento administrativo, financeiro e das questões pedagógicas, que envolvem o seu cotidiano escolar. Dessa forma, o processo de construção coletiva é o pressuposto fundamental de uma prática democrática de sucesso. Compreender que a escola é a instituição social responsável pela formação de cidadãos conscientes deseu papel na sociedade é uma tarefa essencial. Cabe a nós gestores e educadores trabalharem para que essa prática se concretize. Junto a essa questão devemos entender o que significa gestão democrática e participativa.

De acordo com Ferreira (2006) a gestão é a condução das tomadas de decisão, o direcionamento e a forma da organização das ações para “atingir os objetivos, cumprir sua função,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!