Educação

Páginas: 3 (647 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
EDUCAÇÃO E LIBERDADE
 Edson Passetti
Educar é uma atividade do dia a dia. É instrução, escola, boas maneiras, comportamento, obediência, silêncio, limpeza. É tudo isso e seu reverso. Educar é amaneira mais abrangente que temos para designar as relações sociais. Podemos escolher entre educar para a liberdade ou educar com autoridade. Educar para a liberdade é antes de mais nada saber que aautoridade se esgota no seu próprio conhecimento. É um acontecimento de vida que envolve a criança, seus pais, parentes, vizinhos, amigos e até professores, criando em função do talento, através derelações horizontalizadas. Os superiores hierárquicos desaparecem para que predomine a amistosidade. Abandona-se a esperança no comportamento estandartizado para se potencializar liberdades exercidaspor pessoas livres. Educar para a liberdade não é uma utopia. É uma realidade possível que acontece uma vez que se deseje liberdade. Pais, professores, estudiosos e todos os educadores podem desejá-loem nome da liberdade da criança. Educar para a liberdade é a maneira pela qual pode ser contida a violência, valorizando-se a ajuda mútua. |
Educação é Liberdade!
Pessoas bem instruídas, são semprepessoas mais livres e mais inteligentes. Quanto mais instrução, apoio e condições de aprender você coloca à disposição de uma população, mais rapidamente ela evolui e cresce em todas as áreas.
Não hácomo pensar no princípio da liberdade de um indivíduo sem pensar na educação e na preparação desse individuo para que possa usufruir plenamente da sua liberdade.
Uma nação livre é uma nação quepermite aos seus cidadãos pleno acesso a educação, a orientação e ao esclarecimento. É uma nação que estimula seus cidadãos a crescer e a melhorar como indivíduos e coletivamente como um grupo também.
Aliberdade não é atingida com um aumento da distribuição da riqueza apenas, pois não é mais dinheiro na mão de cada pessoa que trará a liberdade de uma nação. Mesmo porque, uma nação civilizada e bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!