Educação

Páginas: 15 (3717 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
Etapa 1
- Conceito de Leitura e de Texto. Tipologia Textual. Gêneros Textuais. Desenvolvimento
e aprimoramento das habilidades de leitura e escrita: mecanismos de coerência e coesão. Abordagem à nova ortografia.

- Conhecer, ler e compreender diferentes modalidades de textos;
Redigir as diferentes modalidades textuais. Elaborar resenha e resumo.

- Teleaulas (horário de transmissão aovivo e das atividades presenciais), interação via
web e atividades a distância.

Duas páginas ATPS:

Sobre: As bibliotecas nas escolas e o processo de leitura do país!

TEXTO SUGERIDO:

Apesar de não ser o responsável pela organização das prateleiras, cabe ao professor conhecer a variedade de títulos e materiais disponível nas bibliotecas escolares para, como um planejamento eficiente eestratégias pensadas, enriquecer o ensino dos conteúdos curriculares. “O docente deve procurar saber quais são as possibilidades para a sua disciplina”. Essa etapa vai facilitar a discussão sobre o formato e o papel das atividades. Com a correta utilização das obras, é possível expandir o conhecimento da turma e ampliar os horizontes dos estudantes, que sentirão necessidade de acessar outrasestações, como bibliotecas públicas. "Também é possível valorizar a produção própria dos alunos, que vão ser representados entre os autores tradicionais, e estimular a leitura pelo prazer, em rodas de leitura, por exemplo," Pesquisas feitas pelo governo federal nos últimos anos já detectaram uma relação clara entre o uso frequente do espaço e o bom desempenho dos estudantes. "A biblioteca escolar bemutilizada funciona como uma potente ferramenta para o desenvolvimento do aluno, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino e aprendizagem" Por meio de livros, mas também de revistas, mapas, atlas e materiais multimídia, o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem das crianças, ensinar e fazê-las tomar gosto pelo conhecimento e pela leitura.


2ª Opção

O atualdesenvolvimento atingindo tão rapidamente a todas áreas do conhecimento humano, necessita de uma consciência crítica e reflexiva que atue eficientemente diante de uma sociedade conflitante e competitiva, o que poderia ser alcançado por meio de uma educação qualitativa. Nesse contexto, deveria a Biblioteca Escolar funcionar como um centro real e estimulador, pois, seus serviços junto com as atividadesde intermediação da leitura, poderiam tornar o currículo mais eficaz e orientado para um melhor desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão. Um acervo bem selecionado e equilibrado, colocado à disposição de professores e alunos, enriqueceria e vivificaria o processo de ensino-aprendizagem, tornando o espaço “instigante”, atraindo o usuário para leitura e o livro, e a “dinâmicade ensinar e aprender” seria mais fecunda e atraente. Antigamente, o professor não tinha outro auxílio além do livro adotado; e, fazer decorar a lição era a última palavra da pedagogia. Hoje, os educadores têm consciência de que variados meios como livros, gravuras, jornais, filmes, discos, gravações, etc, e estratégias para dinamizá-los, aceleram o processo de aquisição do conhecimento, alargandoos horizontes. Daí, a Necessidade de repensar o planejamento escolar como um processo contínuo-participativo do professor.
Regente, bibliotecário e equipe técnica pedagógica para reestruturar as funções da biblioteca na escola. Sabe-se que existe um entrelaçamento entre a aprendizagem e a prática da leitura. Inicialmente impõem-se os mecanismos da leitura e a seguir, a compreensão do que se lê.Se houver falha numa dessas etapas, se não se desenvolver ações que priorizem o uso da informação na escola e não dermos ao aluno um bom material, o ensino-aprendizagem não atingirá o seu completo objetivo. Para isso, a Biblioteca Escolar deve estar provida de um acervo, o qual tenha sido considerado as sugestões vindas de toda a comunidade acadêmica e sobre os mais variados assuntos, pois, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!