Educação

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
A educação como fator de mobilização
e transformação do jovem

A educação é um importante instrumento da transformação social, é e sempre será considerada uma via para amobilidade social e a chave de progresso individual e social. Ela é considerada um poderoso instrumento para um rápido crescimento econômico e para a mobilidade individual.A educação, em termos de crescimento econômico e mobilidade social, foi posta em evidência em todos os países capitalistas nos anos 60. Todavia, o argumento daracionalidade do mercado capitalista foi usado principalmente nos países desenvolvidos. Os problemas da pobreza ou da integração racial nestes países foram encarados pela teoria docapital humano como um problema de níveis de educação. Por outro lado, aos países capitalistas subdesenvolvidos ainda se deparam problemas como os elevados índices deanalfabetismo e a falta de empregos para absorver a massa crescente de população marginalizada.

A educação como condição de modificação social é considerada com seriedade. Amodernização é o objetivo da sociedade, abrangendo um novo ciclo de vida e uma nova organização da produção.
Nas décadas de 60 e 70, o movimento estudantil universitário brasileiro setransformou num importante foco de mobilização social. Sua força adveio da capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes para participarem ativamente davida política do país.









Conclusão




A educação é considerada um fator poderoso para um rápido crescimento econômico e para a mobilidade individual. Deacordo com esta concepção, mais educação leva a mais produtividade e a uma melhor posição social. Não há dúvidas que ela é um instrumento para a transformação do jovem.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!