Educação

Páginas: 4 (808 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
Teses sobre Feuerbach
Karl Marx
1845
Transcrição autorizada


________________________________________
Escrito: primavera de 1845.
Publicado pela primeira vez: por Engels, em 1888, comoapêndice à edição em livro da sua obra Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã Clássica, Estugarda 1888, pp. 69-72. Publicado segundo a versão de Engels de 1888, em cotejo com a redação original deMarx.
Traduzido : do alemão por Álvaro Pina.
Transcrito por Fred Leite Siqueira Campos para The Marxists Internet Archive.
HTML por Jørn Andersen para Marxists' Internet Archive, 25.7.00.
Copyright:© Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1982.
________________________________________
1
A principal insuficiência detodo o materialismo até aos nossos dias - o de Feuerbach incluído - é que as coisas [der Gegenstand], a realidade, o mundo sensível são tomados apenas sobre a forma do objecto [des Objekts] ou dacontemplação [Anschauung]; mas não como atividade sensível humana, práxis, não subjectivamente. Por isso aconteceu que o lado activo foi desenvolvido, em oposição ao materialismo, pelo idealismo - mas apenasabstractamente, pois que o idealismo naturalmente não conhece a actividade sensível, real, como tal. Feuerbach quer objectos [Objekte] sensíveis realmente distintos dos objectos do pensamento; masnão toma a própria actividade humana como atividade objectiva [gegenständliche Tätigkeit]. Ele considera, por isso, naEssência do Cristianismo, apenas a atitude teórica como a genuinamente humana, aopasso que a práxis é tomada e fixada apenas na sua forma de manifestação sórdida e judaica. Não compreende, por isso, o significado da actividade "revolucionária", de crítica prática.
2
A questão desaber se ao pensamento humano pertence a verdade objectiva não é uma questão da teoria, mas uma questãoprática. É na práxis que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto é, a realidade e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!