Educação

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 1 de junho de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CAMPUS DE FLORIANO – JOSEFINA DEMES
CURSO: HISTÓRIA II
DISC.: PRÁTICA PEDAGÓGICA II
PROF.º: EGMAR OLIVEIRA
ALUNO: JOSÉ EDGAR GUEDES DE ARAÚJO
ENSAIO ACADÊMICOO GLADIADOR

Floriano, maio de 2012

O Gladiador (Gladiator) – filme gênero épico; EUA/2000; Duração: 155 min.; Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix Connie Nielsen, Oliver Reed, Derek Jacobi,Djimon Hounsou, Richard Harris.

O filme “O Gladiador” (Gladiator ) dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, DjimonHounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris retrata o período histórico do Baixo Império Romano, focando o fim do governo de Marcus Aurelius (161-180), tendo como marco principal o Coliseu, sendoutilizado para combate de gladiadores e, também, para o martírio de inúmeros cristãos. O contexto histórico do filme é riquíssimo. Nele vemos retratado o Modo de Produção Escravista, que se desenvolveaté o século III, quando problemas estruturais, marcam o início da crise do escravismo, e conseqüentemente do próprio Império. Vemos também o agravamento provocado pelas invasões bárbaras e a iminentecrise do Império Romano.
Como todo filme de época, O Gladiador também a apresenta uma figura principal que personifica a ideia de um herói. Nesse caso o herói é o personagem é o general romano Máximo(Russel Crowe), que servindo ao seu imperador Marco Aurélio (Richard Harris), prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Durante o combate, Máximo fica sabendo que MarcoAurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. A partir desse ponto o filme faz uma leitura própria ficcionista, uma vez que a trama retratada do filme onde Cômodo(Joaquin Phoenix), filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do Império, não é historicamente verídica. Na verdade, Cômodo assumiu quando seu pai morreu afetado por uma peste, adquirida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!