Educação

Páginas: 13 (3151 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1 INTRODUÇÃO


Para chegar aos moldes da atualidade, a escola como instituição social de ensino e aprendizagem passou por muitas transformações no decorrer dos anos, das décadas, das eras, das revoluções, transformações estas que acompanham a evolução humana. Dessa a forma, a mesma vem se remoldando, a fim de atender sempre as necessidades do individuo e da sociedade. Nesse viés,segundo Grinspun (2006, p. 4):




...desde que a educação deixou a esfera da família ou de uma comunidade bastante restrita, sendo confiada, a principio em pequenas e depois em grandes proporções, ao âmbito escolar, tornou-se necessário repensar a educação, pois ela passaria agora a ser centrada, em sua maior parte, na instrução. Ao ocorrer tal transformação ditada, sem dúvida,pelas novas necessidades da sociedade, a educação veio a perder, em sua maior parte, a orientação, então nela embutida.




Assim, privilegia-se o espaço escolar, desde as suas origens, um local de formação e aprimoramento das capacidades humanas. Para tanto, nela atuam diversos profissionais com o objetivo de fomentar, além da aprendizagem dos conteúdos formais adquiridos ao longoda evolução humana, a construção de cidadãos críticos, capazes de desenvolver habilidades para o bem comum da sociedade onde está inserido. É nessa perspectiva que atua o profissional atuante na Orientação Educacional.
Dessa forma, a Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, não sendo estanque, mas contínuo e metódico, estando integrada de forma global ao que sepropõe a escola e nesse viés, levando em consideração o aluno como um ser global que deve desenvolver-se em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, etc. Em outras palavras esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. O profissional atuante na aera de orientação hoje, caracteriza-se em uma dimensão pedagógica, assim possui caráter mediador aos demaisprofissionais atuantes na escola objetivando uma ação mais efetiva para uma educação de qualidade. Encontra partida, a atuação desse profissional é permeada, partindo-se de uma concepção evolutiva e histórica, por uma serie de dilemas diante as suas funções e responsabilidades. Assim, é objetivo deste trabalho é fazer levantamento e discorrer sobre alguns dilemas da Orientação Educacional. Para tanto,parte-se de um resumo histórico, expondo o surgimento e os principais fatos que caracterizam a profissão no mundo e em particular no Brasil.
2 A ESCOLA, O ORIENTADOR E OS DILEMAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL


2.1 A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E O ESPAÇO ESCOLAR: uma visão do passado e presente


A história da Orientação está enraizada na cultura humana desde os primórdios,caracterizando-se dessa forma, pelo modo não formal. Este modelo informal de educação norteou a prática da vida em sociedade através da experiência passada de geração a geração pelos mais velhos, pais ou lideres dos grupos.
O modelo sistemático de orientação formal no ambiente escolar surge com o advento da industrialização. As novas ferramentas e formas do trabalho necessitaram de mão de obraqualificada, ou seja, trabalhadores com no mínimo escolarização básica, para saber ler, e fazer pequenos cálculos, o que não se fazia necessário no sistema econômico anterior ao capitalismo - sistema agrário.
Nessa perspectiva Grinspun (2006, p. 6), conclui que “no novo cenário que se delineara a partir dessa importantíssima evolução, a Orientação Educacional tornou-se essencial à nova educação”.Ainda segundo a autora isso é explicado por que a revolução modificou profundamente a vida dos países, o que ocasionou a necessidade de formação de mão de obra qualificada.
Assim orientação educacional surge com o intuito de nortear os estudantes para a opção profissional. Porem, com o desenvolvimento da atuação desse profissional orientador, suas funções foram ampliadas, dessa forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!