Educação

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM

DISLALIA

É um “transtorno na articulação dos fonemas por alterações funcionais dos órgãos periféricos da fala”, sem que existam defeitos dos órgãos da articulação egeralmente sem que haja lesão cerebral.
Aos três anos de idade, qualquer criança tem problemas com os fonemas (troca póla em vez de bola). Quando a criança tiver quatro anos de idade e aindaapresentar uma linguagem de bebê precisa ser levada a um especialista. Esta dificuldade em articular os fonemas pode ser classificada em: fisiológica, funcional, audiógena e orgânica.
Dislalia fisiológica: éaquela que se apresenta na criança durante o desenvolvimento da fala e tendem a desaparecer antes de chegar à idade escolar. Se persistir depois dos 4 anos, deve ser considerada patológica.Dislalia audiógena: é a dificuldade na articulação dos fonemas que tem como causa um déficit de audição e varia de acordo com a intensidade da perda auditiva.
Dislalia orgânica: caracteriza-se portranstornos na articulação de fonemas causados por alterações anatomo-funcionais nos órgãos periféricos da fala.
Dislalia funcional: caracteriza-se pela omissão ( sons omitidos, exemplo: “ato” no lugar degato.), substituição ( troca de letras, “toelho” por coelho), distorções (distorção do s, exemplo doix por dois) e adições (fator ambiental/familiar, atelântico por atlântico) . Pode ser simples, seafetar apenas um fonema, e múltipla se afetar mais de um fonema. É a mais freqüente em crianças de idade escolar. Sendo que geralmente os fonemas mais afetados são as consoantes.
Causas:Hereditariedade, diminuição de atenção, imitação e bilingüismo, educação familiar inadequada, atraso no desenvolvimento motor, neurológica, dificuldade na percepção de tempo e espaço, transtornos no comando dosórgãos articuladores relacionados à sensibilidade, à mobilidade e ao tônus.
Tratamento: Intervenções pedagógicas, terapêuticas, familiares.

DISLEXIA
É uma dificuldade especifica de linguagem, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!