Educação

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A INSERÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR NAS AULAS DE ED. FÍSICA


Formas de atuação que proporcionarão o desenvolvimento da totalidade dos alunos e não só o dos mais habilidosos. Aproximar o aluno do Ensino Médio novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.
Pensando na continuidade do que foi desenvolvido noEnsino Fundamental, podemos constatar uma forte inclinação ao trabalho com os esportes e, principalmente, a mesma metodologia de ensino. Os alunos freqüentam muitas das vezes as aulas de forma descompromissada com o que está sendo ensinado, pela constatação de que não obtêm a desempenho que desejam. Consequentemente observa-se nessa fase uma visível evasão dos alunos das aulas, fator indesejável paratodos os profissionais envolvidos, salientando o empobrecimento do trabalho do professor de Educação Física.
A LDB nº. 9.394/96 aponta as finalidades específicas do Ensino Médio: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; o prosseguimento dos estudos; o preparo para o trabalho e a cidadania; o desenvolvimento de habilidades como continuar a aprender ecapacidade de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação e aperfeiçoamento; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática.
A realidade do ensino de Educação Física mostra que aprática pedagógica em pouco tem contribuído para a compreensão dos fundamentos, para o desenvolvimento da habilidade de aprender ou sequer para a formação ética.
Nesse sentido, uma vinculação das competências da área com os objetivos do Ensino fundamental e a opção pela aproximação desses com o ensino de Educação Física parece-nos a “saída” para o impasse com o qual nos deparamos. O motor dessatransformação é a real constatação de que o educando vem, paulatinamente, se afastando das quadras, do pátio, dos espaços escolares e buscando em locais extra-escolares experiências corporais que lhe trazem satisfação e aprendizado como parques, clubes, academias, agremiações, festas regionais. O Ensino Médio compõe o ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento.
A influência doesporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da Educação Física aos códigos/sentido da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.
Os educadores de diversas origens encontraram no trabalho com a Aptidão Física e Saúde uma alternativa viável e educacional para as suasaulas.
Aponta-se uma linha de pensamento que se aprofunda nesse sentido: uma Educação Física atenta aos problemas do presente não poderá deixar de eleger, como uma das suas orientações centrais, a da educação para a saúde. Se pretender prestar serviços à educação social dos alunos e contribuir para uma vida produtiva, criativa e bem sucedida, a Educação Física encontra, na orientação pela educação dasaúde, um meio de concretização das suas pretensões.
Diversos autores enfatizam, sobretudo a conquista da Aptidão Física e Saúde pelas crianças. Para esses autores, a Educação Física, enquanto componente curricular tem “fabricado” espectadores e não praticantes de atividades físicas. De uma forma geral, as aulas não têm arrebanhado defensores da atividade física constante.
As informaçõesdisponíveis na literatura demonstram uma estreita associação entre os níveis habituais de prática da atividade física e os índices de adiposidade e de desempenho motor. Isso indica que quanto mais ativa for a criança e o adolescente, no seu dia-a-dia, menor será sua tendência ao acúmulo de gordura.
A incidência cada vez maior de adolescentes e jovens obesos, com dificuldades oriundas da falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!