Educação

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
PÓS-GRADUAÇÃO EM LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:UMA PRATICA
PEDAGÓGICA PARA TODOS

Acadêmica: Ana Paula

Março de 2011

1. O percurso histórico: da segregação à inclusão

Nos dias atuais compreende-se que a deficiência como fenômeno humano individual e social é determinada pelas representações socioculturais de cadacomunidade.
Este tema sempre foi marcado por incompreensões errôneas do que de fato a mesma viria a ser, os deficientes eram mortos, afogados, eram vistos como loucos possuídos pelo demônio. Finalmente com São Thomas de Aquino a deficiência passa a ser considerada como um fenômeno natural da espécie humana.
A partir daí o diálogo ganhou um novo enfoque, no entanto a educação de pessoascom deficiência nasceu de forma solitária e excludente. As primeiras iniciativas para a educação de pessoas com deficiência nasceu na França, métodos adequados a cada necessidade foram buscados para assistir os deficientes fosse ele mental, auditivo ou visual.
No Brasil a primeira escola especial foi criada em 1854. já na segunda metade do século XIX e inicio do século XX, as escolasespeciais proliferaram por toda Europa e Estados Unidos a educação especial surgiu sob o enfoque médico e clinico, com o método de ensino para crianças com deficiência mental, criado pela médica italiana Maria Motessori. Em meados do século II surgem associações de pais de pessoas com deficiência física e mental na Europa e Estados Unidos. No Brasil, são criadas a Pestalozzi e as APAES, destinadas àimplantação de programas de reabilitação e educação especial.
A Declaração dos Direitos Humanos (1948) vem assegurar o direito de todos à educação, ancorada na Lei Nº 4.024/61 da LDB, com a recomendação de integrar, no sistema geral de ensino, a educação de excepcionais, como eram chamadas na época as pessoas com deficiências.
A política educacional brasileira na década de 80 tevecomo meta a democratização mediante a expansão do ensino com oportunidade de acesso das minorias à escola publica. Um grande avanço no âmbito da educação infantil é que a educação passa a ser um direito social valorizando a diversidade como forma de aprendizagem, de fortalecimento e modificação do âmbito escolar e da comunidade para a promoção de aprendizagem.
Embora haja avanços naesfera conceitual, ainda há um vasto caminho a percorrer e talvez seja um dos maiores desafios quanto a inclusão: os preconceitos e estereótipos a cerca das pessoas com deficiência construídos culturalmente.

2. Educação inclusiva: dimensão sociocultural e política

Dentre tantos debates como já fora observado o conceito de inclusão aponta para a necessidade de falar tanto dadiversidade quanto de outros fatores que são vivenciados na realidade social e no cotidiano escolar.
Percebe-se que a inclusão está fundada na dimensão humana e sociocultural, embora essas duas dimensões façam os nossos olhos se dirigirem para o interior da escola impulsionando-nos assim a compreender as reais dificuldades dos alunos com necessidades educacionais especiais, há de outro ladoquestionamentos manifestados pelos professores como, por exemplo: o que realmente significa dizer educação para todos? Como se dá a pratica pedagógica para a diversidade? É certo dizer que para muitos questionamentos ainda não há uma resposta certa, mas juntos podemos descobrir.

2.1. Política de inclusão: implicações e contradições

A matriz da política educacional é adeclaração mundial de educação para todos, que propõe uma educação destinada a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, a melhoria da qualidade de vida e do conhecimento, dentre outros. Esses conceitos foram aprofundados e divulgados com a Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais, que traz importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!