Educação x socialização

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
[pic]















































































Educação x socialização

Segundo JESUS (2009) a educação possui um termo abrangente onde busca num contexto único levar o indivíduo à convivência com seus semelhantes (socialização).
Na sociedade primitiva não existiasistema educativo, no entanto a educação já possuía um papel relevante, buscando a interação do individuo com seu ambiente físico e social por meio de experiências vividas pelas gerações passadas, ou seja, o homem deveria ser educado para viver na prole e na formação militar, características do caráter moral da época, JESUS (2009).
Na idade moderna, muda-se o foco onde o saber e a prática levama inserção do indivíduo de forma ativa dentro da sociedade, surgindo um sistema educacional proposto pelo Estado, para suprir as exigências do novo modelo de civilização.
No Brasil, somente a partir da Revolução de 1930 que ocorreu a criação de um sistema educacional, exigindo mão de obra especializada e a organização do ensino secundário e das faculdades ainda existentes, colocando aeducação como direito de todos, dever do Estado e da família em administrá-la.
O aprendizado nos dias atuais possui grandes entraves, devido à transição histórica educacional. Nesse contexto observa-se o impacto decorrente das mudanças de ordem econômica, política, social, cultural e tecnológica, cujos desdobramentos são manifestos pela instância educativa compreendida pela escola e pelafamília, que tem como protagonistas alunos, professores, mães, pais. (LIBÂNEO, 2007; PATTO, 2004).
Referenciando aos conflitos vivenciados atualmente, há uma grande preocupação sob a ótica da socialização dos alunos, no que tange as questões psicológicas de interação social dentro das instituições educacionais. Baseado na teroria do Behaviorismo, Waston nos diz que todo comportamento humano eraconsequência da influência do meio. Podemos perceber isto no âmbito educacional, no momento em que a criança ingressa neste sistema, deparando-se com um ambiente onde é necessário optar por um determinado grupo, onde a sua não inserção poderá acarretar um comportamento positivo ou negativo diante da aprendizagem. (BATTINI, OKÇANA, 2009).Dentro de um comportamento positivo, o aluno terá a oportunidadede experienciar um meio social pautado na divisão de classes e culturas, tendo que buscar subsidios necessarios para inserção e convivência nesta nova realidade, deixando de ter um senso comum e aprimorando seu senso crítico mediante às diversidades encontradas; tornando-se um lider nato.
As consequências negativas desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar odesinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar, além destes a inferioridade em relação a determinados grupos é um forte componente emocional fazendo com que o indivíduo se distancie da razão, iniciando um processo de alienação de sua identidade individual e coletiva ,impedindo o desenvolvimento da auto confiança e autoestima, ( BEGER, 1991) “ a dignidade humana é uma questão de permissão social”.
A partir do entendimento resultante da referenciação teórica adotada, é possível inferir que os motivos do (não) aprender, não se concentram unicamente na criança ou adolescente ou no educador, existe um conjunto bem mais amplo com outros elementos que precisam ser percebidos e analisados pelopsicopedagogo no entrelaçamento de sujeitos e situações.
De acordo com SILVA, (2009) a postura de investigar o sujeito humano, e não só aplicar as teorias metodológicas de ensino demonstra que a relação da construção do conhecimento baseia-se no diálogo entre aluno e professor.
BATTINI, FERREIRA apud CODO, (2009) afirma esta ideia no pressuposto que a afetividade é um elemento que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização e educação
  • socialização na educação infantil
  • Durkheim: a educação como socialização e individuação.
  • Adaptação e socialização na educação infantil
  • Educação como lugar de socialização
  • A Educação e Socialização Primária
  • SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Socialização na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!