Educação e valores

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 17 de abril de 2012
Educação, valores e atitudes

Ainda em consonância com o tema, mas não exclusivamente formal ou metodológico, há uma outra preocupação com a qual a formação de professores deve se preocupar para que a educação escolar em uma sociedade de comunicação aconteça de forma adequada. Não é este o espaço para se tratar mais profundamente de Educação e Cidadania, mas não podemos esquecer de que estãointimamente associadas e não se concebe uma sem a outra. Ao lembrarmos que o homem vive em sociedade e para isso ele necessita ter um rol de direitos e deveres como reguladores de sua convivência social, colocamos a educação como a mediadora tanto para a incorporação desses reguladores como para o desenvolvimento de uma capacidade crítica, criativa e reflexiva para transformação desses reguladoresem resposta a novos momentos e novas realidades. Os objetivos de conservação e subversão que podem ser contraditórios são na verdade complementares, parte de uma "única narrativa que diz o que é o ser humano, o que significa ser cidadão, o que significa ser inteligente" (POSTMAN, 1996:60)

A educação escolar não é vista isoladamente, mas dentro de uma totalidade envolvendo não só o queacontece na escola, mas em todos os ambientes e relações que envolvem o ser humano desde seu nascimento. A partir dessa colocação, os valores e as atitudes são elementos indispensáveis à educação. Habilidades e conhecimento são preocupações conscientes mais da educação escolar do que da educação familiar ou desenvolvida em outras relações sociais. Valores e atitudes são fundamentais e passamdesapercebidas tanto na família quanto na sociedade e tornam-se raras, podendo ser consideradas como um dos elementos primordiais do fracasso escolar e da ausência de cidadania encontrados em grau preocupante nos dias atuais.

Muitos indivíduos, intuitivamente uns , ou outros, afortunadamente, por terem nascido em ambientes onde os valores positivos são desenvolvidos, têm o seu crescimento orientado pelasolidariedade, honestidade, fidelidade, amizade, imparcialidade, gratuidade , amor e liberdade. Aprendem a se conhecer e a conhecer o outro; mais, a conhecer-se através do outro e respeitar o outro, conhecendo-o através dele próprio. Desenvolvem a tolerância porque o outro é outro e diferente de si, e entendem que a igualdade deve ser considerada em dimensões diferentes. A igualdade deve existirna oferta de condições de vida e desenvolvimento bem como na aplicação da justiça, mas há que se considerar que a diversidade tem que ser respeitada. Querendo tratar igualmente os desiguais, poderemos praticar uma grande injustiça. POSTMAN (1996) questiona, "pode um povo com diversas tradições, línguas, religiões, criar uma cultura unificada, coerente e estável?" ao que acrescento: a educaçãoescolar pode ignorar essa diversidade e impor apenas uma cultura letrada ignorando as diversas "culturas" presentes na sociedade e, por conseguinte, presentes na escola? E quando se trata do Ensino Superior, é correto não trabalhar essa diversidade presente em muitos dos aspectos que o cidadão e o profissional encontrarão na sociedade como um todo e/ou na sua área profissional, em particular?Podemos desenvolver um trabalho colaborativo e participativo sem considerar essas questões?

Considero aqui a definição que Machado2 (1997:69-70 associa à educação, isto é, "a arte de conduzir a finalidades socialmente prefiguradas, o que pressupõe a existência e a partilha de projetos coletivos" buscando um "entrelaçamento, de uma fecundação mútua entre projetos individuais e coletivos". Assim comoeducar para a cidadania significa prover o indivíduo de instrumentos para a plena realização desta participação motivada e competente, desta simbiose entre interesses pessoais e sociais, desta disposição para sentir em si as dores do mundo; e semear um conjunto de valores universais que se realizam com o tom e a cor de cada cultura " (Machado2, 1997:106-107).

Assim, a existência do projeto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação em valores
  • Educação e Valores
  • Educação e valores
  • Educação para os valores
  • professor de educação infantil: seu valor
  • RESGATANDO VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Valores e objetivos da educação
  • O valor da Educação Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!