Educação e sociedade, lado a lado

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, LADO A LADO
Este trabalho, foi desenvolvido com o intuito de discorrer da importância das fases da formação do indivíduo em relação á sociedade e a escola, a sociedade que por sua vez passa por diversos problemas, conseqüentes do modelo atual de educação que está associado ao capitalismo.
O papel de cada grupo, a escola, sociedade, professor e alunos, mostrando que somentecom um trabalho conjunto e compromisso, teremos educação de qualidade para todos.
A escola tem como função educar e preparar o ser humano para o mundo, tendo como objetivo o crescimento, a satisfação e a inserção social. Ela possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, traz informações, contextualiza e abre caminhos para que o indivíduo queira sempre buscar mais conhecimento.
Aeducação não se define apenas no que se aprende na escola, mas também na sociedade como: na igreja, com amigos, no trabalho e em casa com a família, que transmite conhecimentos, muitas vezes passados de geração para geração. Tudo nessa vida é educação, é aprendizado.
Muito se discute sobre os problemas atuais na educação como: crescimento desordenado da população, violência, despreparo de profissionais,salários baixos, falta de recursos etc.
Todas essas questões, entre outras, contribuem de fato para a crise educacional, mas se investigarmos a fundo veremos que isso, vem de um passado enraizado no nosso modelo atual em que a sociedade se organiza, sistema capitalista, com base na propriedade privada, lucro, exploração do ser humano, formando uma concepção de poder, de consumo, onde quanto maisse possuir bens, maior será poder sobre a sociedade, contudo, surgem os problemas para a população, principalmente para as classes menos favorecidas, que vivem muitas vezes em situações precárias, sem direito a uma educação de qualidade, sem uma boa formação , com dificuldades de entrar no mercado de trabalho, disputando uma vaga de emprego com desigualdade, enquanto nas escolas privadas aeducação é melhor aplicada, sendo assim, a população fica nas mãos do poder público que tão pouco fazem por elas, e esse desejo de melhorar de vida, a falta de educação de qualidade, de oportunidades, onde famílias vivem em condições precárias e as vezes desestruturadas, levam o indivíduo a caminhos reprovados pela sociedade, como: violência , drogas e transgressões de lei.
Segundo RIDENTI (1992, apudBATTINI e FERREIRA, 2009, p. 84):
[...] o capitalista não paga ao trabalhador por tudo que ele produz, paga apenas o suficiente para mantê-lo vivo (o salário deve proporcionar o estritamente necessário à sobrevivência – comida, vestuário, transporte e moradia). Mas o trabalhador produz muito mais valor na linha de produção do que o que ele precisa para se manter vivo. Gera mais valor com seutrabalho, mais do que de fato ele recebe na forma de salário. Esse valor a mais é embolsado pelo capitalista. Eis o segredo do lucro empresarial, eis por que muitos trabalham, mas só enriquecem os donos do negócio [...]
Nesse sentido a escola tem o papel de ir além, oferecer situações que favoreçam o aprendizado, onde haja vontade e desejo em aprender, fazer com que o aluno entenda a importância desseaprendizado no futuro, e compreenda que o mais importante em possuir bens materiais, é ter uma fonte segura que garanta seu espaço no mercado de trabalho.
Para PISTRAK ( 2000, apud CAMINI, 2009, p. 230):
Se quisermos que as crianças conservem o interesse pela escola, considerando-a como seu centro vital, como sua organização, é preciso nunca perder de vista que as crianças não se preparam parase tornar membros da sociedade, mas já o são, tendo já seus problemas, interesses, objetivos, ideais, já estando ligadas à vida dos adultos e do conjunto da sociedade.
A escola deve trazer a família, a comunidade e envolvê-los para esse convívio, promover debates de tema diversos com base na nossa realidade, nos problemas que a comunidade enfrenta, entre outros, interagir junto a eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lado Machista da Sociedade
  • OS DOIS LADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
  • de um lado
  • lado
  • Ciências e religião lado a lado
  • psicologia e a pedagogia lado a lado
  • Étnica e ética lado a lado
  • Novela lado a lado e a questão racial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!