Educação e sexualidade

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
UNIFACS- Universidade Salvador/Educação a distância-EAD
Discente: Divana Silva Santos
Docente: Tereza Cristina Fagundes
Tutora Web: Débora Cavalcante Campos

DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

QUESTÃO 1 (2,0) -Resposta.

De acordo como os estudos de Maria Kupfer1, um dos primeiros a estudar a exploração do prazer corporal e romper com a imagem da criança como ser inocente e assexuadafoi Sigmund Freud. Ele analisou o desenvolvimento da sexualidade nesse período em diferentes fases. A primeira delas seria a fase oral, que acontece até os dois anos em que a boca é aonde a criança concentra suas principais sensações de prazer como mamar no seio da mãe, ou na mamadeira, chupar chupeta. Em seguida, têm-se a fase anal em torno dos três aos quatro anos de idade, essa fase ocorre quandoa criança passa a exercer controle sobre os esfíncteres abrindo mão das fraldas. Nesse momento, a criança sente-se bem em eliminar ou reter a urina e fezes, fazendo o ânus uma região de prazer (KUPFER, 2001).
Em contraponto as ideias de Freud, Maria Cecília Pereira da Silva2 alerta que a sexualidade na infância deve está associada também ao desenvolvimento emocional como um todo, ou seja, asfases devem ser compreendidas de forma articulada, já que as mesmas vão colaborar para a construção da sexualidade adulta (SILVA, 2010).
Assim podemos destacar nessa análise as seguintes manifestações da sexualidade na infância.
A sexualidade na infância pode ser compreendida a partir das diversas manifestações em que esse desenvolvimento ocorre. Ao nascer, à criança apresenta forte dependênciada presença materna, nesse período podemos destacar alguns aspectos sexuais a serem sentidos e vivenciados pela criança sendo eles, o interesse em experimentar e conhecer o seu corpo. Nesse período, as crianças sentem prazer em explorar o corpo, em serem tocadas e acariciadas, além disso, passam a experimentar a si próprias, vivendo seus limites e possibilidades.
Aos dois anos de idade, podemosobservar que a formação e relações de gênero começam a ser construídas. Nessa fase a criança começa a descobrir seu corpo e apresenta atitudes curiosas no que diz respeito aos órgãos genitais de seus pais, inicia-se a fase dos porquês. Tal comportamento explicita a necessidade que a criança tem em identificar as diferenças entre o corpo do homem e da mulher tomando nesse caso, características dopróprio físico. Além das identificações visuais, a mesma experimenta sensações ao tocar partes do seu corpo ou de uma criança do mesmo sexo ou oposto ao delas.
Aos três anos, a criança além de expor a sua curiosidade e questionamento no que diz respeito às diferenças entre homens e mulheres, interrogam também as analogias entre meninos e meninas como a presença de seios, etc. Aos quatro anosrelacionam-se com jogos sexuais, que colaboram para as relações de gênero e o desenvolvimento cognitivo da criança. Enquanto aos seis anos, a identidade de gênero é concluída já que ambos os sexos menino e menina conseguem estabelecer nessa fase as diferenças entre os mesmos.
Dessa forma tais manifestações não podem ser analisadas somente sobre o ponto de vista biológico já que, vários aspectosestão inseridos a esse desenvolvimento.




Referências Bibliográficas:

Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/despertar-sexualidade-infancia-freud-528841.shtml(acessado em 09/04/2014).

KUPFER, Maria Cristina. FREUD E A EDUCAÇÃO - O MESTRE DO IMPOSSÍVEL. Pág.102, Ed.Scipione,2001.

SILVA, Maria Cecília Pereira da (Org).Sexualidade começa na Infância. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2010. (Biblioteca virtual) -“Características da sexualidade infantil de zero a seis”. Pág.51-72.



QUESTÃO 2 (2,0) -Resposta.

Música 1:

Não vou me adaptar
Nando Reis
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia = (biológico)
Eu não encho mais a casa de alegria= (psicológico e social)
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
  • sexualidade e educação
  • Educação e Sexualidade
  • Sexualidade e educação
  • Educaçao e sexualidade
  • A sexualidade na educação
  • Educação e sexualidade
  • Sexualidade educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!