Educação e saude

Páginas: 36 (8956 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO




ODETE PINTO SCAPOLAN










SAÚDE NA EDUCAÇÃO














SÃO PAULO
2011


CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO




ODETE PINTO SCAPOLAN






SAÚDE NA EDUCAÇÃO







Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, como requisitoparcial para a conclusão do Projeto de Iniciação Científica - BICSAL sob a orientação Profª Ms. Karen Simões Monteiro.









SÃO PAULO
2011













































"A educação é aquilo que permanece depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burrhus Frederic Skinner)


RESUMO
O ponto de partida desse trabalho émostrar que a escolarização básica é o lugar por excelência do desenvolvimento da educação, não só visando a história, mas, a política social e econômica. O trabalho propõe relacionar a saúde com a educação, através da problemática: de que maneira o professor do ensino fundamental está envolvido com as questões de saúde, e como os alunos da rede pública se apropriam dessas questões de uma maneirageral. Como hipótese presume-se que os alunos não estão interados de uma forma adequada no que diz respeito a sua própria saúde, e onde ela é colocada politicamente. Os professores em sua formação não têm uma relação profunda com o ensino da saúde. Através de revisão de literatura, numa pesquisa bibliográfica, busca-se despertar um olhar mais atento à saúde dentro da educação. Qual a importânciae como se desenvolve a autonomia do educando nesse aspecto? De que maneira o professor do ensino fundamental está envolvido nas questões da saúde? Essas questões podem ser minimizadas com a ajuda do governo, mas, a população só terá o envolvimento necessário e efetivo se tiver uma boa educação e conseguir de fato compreender essas questões.

Palavras-Chave: Educação em saúde. Ensino fundamental.Relações interprofissionais

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2 A EDUCAÇÃO NO BRASIL 7
2.1 EDUCAÇÃO BÁSICA 9
2.1.1 Ensino fundamental 11
3 ENSINO E APRENDIZAGEM 13
4 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 15
5 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 17
5.1 O OBJETIVO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 18
5.2 COMO A CIÊNCIA CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO 18
5.3 O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS PCNS 19
5.3.1 Os PCNse o Ensino de Ciências 19
6 PROMOÇÃO DA SAÚDE 21
7 FORMAÇÃO DO PROFESSOR 25
8 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 26
9 CONCLUSÃO 29


1 INTRODUÇÃO
Uma curiosidade que vem me acompanhando desde meus primeiros trabalhos educativos realizados em escolas do ensino fundamental (seção2.1.1), enquanto Cirurgiã Dentista é saber como se desenvolve nas crianças, nos trabalhos diários, de uma rotina escolar, aeducação sobre a saúde. A escolarização básica (seção2. 1) é o lugar por excelência do desenvolvimento da educação, não só visando a história, assim como, uma política social e econômica. Nas políticas publicas, saúde e educação são baseadas na universalização de direitos fundamentais. Torna-se necessário lembrar de que a educação e saúde são direitos sociais inalienáveis, afinal ambas sãocompreendidas como parte integrante da formação do individuo. Em relação à constituição de 1988 e a redemocratização do país nos recordamos que havia uma preocupação com a higiene e primeiros socorros, dentro das escolas. Relembrando a ditadura, (seção2) no que diz respeito á educação, muito pouco se fez em nome da democracia e da liberdade.Apesar dos discursos acalorados, houve uma despolitização eesvaziamento dos conteúdos e pouca importância se deu ao analfabetismo. Em relação aos conhecimentos, hoje em dia, ficamos com o grande desafio da globalização que nos diz que não precisamos ter o domínio só dos conteúdos, mas de um trabalho intelectual multidisciplinar com capacitações continuadas e com um valor de complexidade crescente em relação às demandas de educação. Se houve uma mudança no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação em saude
  • Educação em Saude
  • Educação em Saúde
  • Educação em saude
  • Educação e saude
  • educação em saúde
  • EDUCAÇÃO E SAUDE
  • Educação em saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!