Educação e saúde

Páginas: 13 (3055 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2013
EDUCAÇÃO PARA SAÚDE:
Uma perspectiva a partir da informação científica e tecnológica

Maria Cristina Soares Guimarães (cguima@cict.fiocruz.br)
Fundação Instituto Osvaldo Cruz – Rio de Janeiro – RJ - Brasil
Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil



This paper describes the epistemological approach that have guided the launch of the first posgraduation course in Health Scientificand Technical Information by the Centre of Scientific and Technical Information – Cict/Fiocruz. Despite of the evidences of the vital role played by human resources in any health system, nations worldwide face a widening gap between challenges to improve health and the capacity of the health workforce to meet them. This is more crucial in relation to the translation of research into practice. Sothe development of specific competencies to manage scientific and technical information has come up as a priority in policy agenda. Mainly grounded in Information Science perspective, the course puts a strong role in partnership and collaboration in an environment that values continuous learning.

Keywords: Health education; Health Manpowe; Information Science


Introdução

Saúde,ciência e tecnologia são reconhecidas como fatores chave no desenvolvimento econômico e social das nações. A centralidade do conhecimento científico na sociedade contemporânea traz a marca indelével da ação. O conhecimento que comanda a ação coloca ênfase em um contínuo processo de inovação, criação e re-criação de conhecimento que se dá pela aprendizagem e pelo agir, pela prática. O processo detradução do conhecimento em ação descortina a importância da informação, informação como produto, conteúdo e significado, e informação como processo, fluxo e relação, em uma estratégia para fortalecimento de redes de cooperação, tecendo malhas de inteligência coletiva. Ganha ênfase, portanto, o aspecto humano, o ator do conhecimento, a potência da ação.

Especificamente no setor saúde, osespecialistas são unânimes em ressaltar que os recursos humanos são um componente crítico no alcance e atendimento das políticas públicas no setor. Alertam também que, na maioria dos países ocidentais, a crescente atenção com a saúde não vem sendo acompanhada do requerido cuidado com o investimento e capacitação de recursos humanos. Esse seria um dos fatores que estaria levando uma disparidade qualitativa,uma distribuição desigual e uma ausência de coordenação entre as diversas ações para prevenção, promoção e cuidado, comprometendo a eficiência, efetividade e eficácia dos programas e estratégias para saúde (HANNEY et al., 2002)1.

Esse cenário é tão mais desafiador na medida em que entra como prioridade na agenda das políticas públicas uma estratégia para maximizar a ligação entre a pesquisa e aprática em saúde, ou, o fortalecimento da ligação entre o saber e o fazer no âmbito dos sistemas de saúde. Não só ganham importância os processos informacionais como passam a ser requeridas competências e habilidades específicas para, entre outras atividades, promover e definir fluxos de informação necessários à ligação entre os diversos atores, levando a integração, complementaridade e sinergiados conhecimentos, conferindo dinâmica e estimulando a inovação no campo da saúde. Esse é também o cenário e o desafio do e para o Brasil.

Insere-se aqui a iniciativa pioneira do Centro de Informação Científica e Tecnológica – CICT, Unidade da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, ao conceber e lançar o curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS, uma contribuição atodo um grande esforço nacional no sentido de promover a ligação entre a descoberta científica e as políticas de saúde.

Sobre o conhecimento no mundo contemporâneo

Em Como vejo o mundo, publicado originalmente em 1953, Albert Einstein alertava a sociedade para o fato de que seria ela herdeira de progressos técnicos, intelectuais e sociais tão cruciais que os melhores esforços deveriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação em saude
  • Educação em Saude
  • Educação em Saúde
  • Educação em saude
  • Educação e saude
  • educação em saúde
  • EDUCAÇÃO E SAUDE
  • Educação em saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!