Educação e políticas públicas

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Educação e políticas públicas.


Delenir dos Santos da Luz


As políticas educacionais que deveriam alavancar a educação brasileira, infelizmente caminha em lado oposto quando se tratada realidade cotidiana do meio escolar, ou acadêmico.
A Educação, assim como outros setores, também sofre a influência de novidades que se sobrepõem. Uma das questões atuais é a multiplicação deplanos educacionais, fazendo parecer que o volume maior de instrumentos de planejamento aumentará as chances de acertarmos o rumo das escolas, por trás disso tudo, um discurso oficial pode até seapresentar com perspectivas transformadoras, mas no momento da prática o sistema não caminha como se espera porque na maioria das vezes esses planos não condizem com realidade muito menos com ascondições físicas e materiais da maior parte das escolas brasileiras, sem contar ainda a qualificação dos profissionais da educação.
O que vemos na grande maioria é uma cobrança muito grande com relaçãoao cumprimento de metas, por exemplo, cobra-se a erradicação do analfabetismo, em contra partida as crianças e os professores permanecem mergulhados na insuficiência de rendas. Tanto que já se tornouum refrão a afirmação de que criança com fome não aprende e professor sem dinheiro não se atualiza. O discurso oficial prega a qualidade nas práticas pedagógicas, mas as salas de aula permanecemsuperlotadas e os professores, essencialmente da rede publica, com salários reduzidos fazem turnos dobrados e, obviamente, por estarem super-atarefados ficam sem tempo de se preparar para as atividades emclasse e, obviamente, sem meios de fazer cursos de atualização. Isso significa dizer que nossos professores são bons profissionais, mas não tem tempo nem de preparar boas aulas nem de se atualizarem.Já o avanço e utilização das modernas tecnologias e os mais avançados meios de comunicação vêm provocando alterações na maneira pensarmos e fazermos educação, em alguns casos até nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas na educação
  • Síntese Políticas Públicas e Educação
  • O Psicólogo e as Políticas Públicas de Educação
  • Filosofia, educação e políticas públicas
  • Politicas publicas em educação
  • Políticas públicas para a educação infantil
  • Políticas Públicas na educação infantil
  • Políticas públicas da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!