Educação e novas tecnologias da informação e comunicação: qual é a novidade?

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2011
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: QUAL É A NOVIDADE?

C. B. LOUREIRO[1], C. SILVA, M. GHIGGI[2]

RESUMO: O fomento – encontrado em artigos, cursos de formação docente continuada, congressos – ao uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no espaço escolar é crescente. Muitas vezes o uso é enaltecido pela busca por garantias de aprendizagensprazerosas, lúdicas e mais atrativas aos educandos. Neste artigo se tem por objetivo apresentar os resultados parciais obtidos através do desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica, bem como o método investigativo utilizado para obtenção dos resultados aqui descritos. A investigação tem por finalidade buscar entender o que é considerado como prática pedagógica inovadora, ou como novidade,para os professores de dez escolas estaduais, de Ensinos Fundamental e Médio, no município de Bento Gonçalves. Para tanto, partiu-se da hipótese de que o uso das NTIC na sala de aula se constitui como um recurso didático inovador.

PALAVRAS-CHAVE: ensino, tecnologia, prática pedagógicas.

INTRODUÇÃO

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, softwares educativos, sistemasmultiagentes, agentes pedagógicos, objetos de aprendizagem, entre outros recursos relacionados à informática educativa, não raro são hoje apresentados como meios inovadores, capazes de tornar a sala de aula mais atrativa, agradável e motivadora. Os estudos nessa área[3] mostram que são cada vez mais numerosas as ferramentas computacionais utilizadas visando uma aprendizagem mais divertida, lúdica eprazerosa. A contribuição da informática no ambiente escolar, assim como em outras áreas, é notória e a educação, assim como os profissionais que nela atuam, não pode ficar apartada dos avanços e mudanças que nos atravessam diuturnamente. Porém, há que se atentar para o caráter inovador atribuído á utilização das mídias computacionais como forma repensar a educação.
Nos discursos sobreeducação – em especial sobre educação e tecnologias – é comum a valorização de profissionais cujas práticas pedagógicas encontram-se alicerçadas no uso de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC)[4]. Reciclar-se, informar-se, capacitar-se para o uso das novas tecnologias são atitudes esperadas de um professor atualizado que busca adaptar-se à novidade[5], em constante aperfeiçoamento, capaz depromover a reforma da escola, conforme é anunciado em eventos relacionados à área de informática educativa. Nos cursos de formação de professores, este discurso é reforçado através da implantação e valorização de disciplinas como Educação e Tecnologias para Informação e Comuniação[6]. Conhecer e manipular ferramentas computacionais é uma das necessidades da contemporaneidade, no entanto, nosinteressa investigar se as aulas mediadas recursos das NTIC são consideradas práticas inovadoras, ou se são vistas como uma possibilidade de aprendizagens lúdica, divertidas e prazerosas; ou seja, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem.
Neste artigo são abordados elementos relativos à pesquisa desenvolvida com dez professores de diferentes escolas estaduais do município de BentoGonçalves. O relato aqui apresentado é parte do projeto Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: qual a novidade?. Na primeira seção, o projeto é contextualizado, através da descrição da motivação e justificativa que conduziram o grupo – uma professora orientadora do projeto e duas bolsistas do Curso de Matemática – e ao desenvolvimento do mesmo. Dando seguimento, é descrita e metodologiautilizada para o desenvolvimento desta pesquisa. O artigo é finalizado com excertos oriundos das falas de professores destas escolas pesquisadas e, conjuntamente, são apresentados os resultados obtidos até o momento.

CONTEXTUALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

No início deste ano letivo, a disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (ETIC) foi ministrada em dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
  • Os impactos das novas tecnologias da informação e comunicação na educação física
  • A IMPORTÃNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
  • Novas Tecnologias De Informação, Comunicação, educação e inclusão
  • Novas Técnologias de Informação e Comunicação
  • As novas tecnologias da informação e comunicação
  • Comunicação, educação e novas tecnologias
  • Educação e tecnologia da informação e comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!