Educação e neoliberalismo

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS FRENTE À GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO
OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA

RESUMO
Este artigo procura promover uma reflexão sobre a educação brasileira, os desafios encontrados atualmente pela escola pública, frente à aplicação de políticas públicas educacionais no sistema de governo neoliberal e à globalização. Esclarece e coloca em pauta uma discussãoextremamente relevante no âmbito educacional, já que a escola é ambiente fértil para a formação humana, e considerada um agente transformador e uma alavanca extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer nação. Nesse contexto procura-se elucidar essa questão, vindo à tona os reais interesses que se colocam na aplicação de ações na área educacional, os quais interferem de forma direta nos avançose na qualidade da educação e do papel social da escola.
Palavras-chave: Escola Pública,Políticas públicas educacionais; neoliberalismo; globalização .






Considerações Iniciais


Na busca constante de aperfeiçoamento e eficiência que ditam as regras do mercado hoje, vemos a escola se deparando com enormes desafios que a sociedade capitalista impõe, já que ela é vista comoimportante ferramenta de sustentação dos interesses do capital, desde que atenda aos objetivos nela impostos através de políticas públicas que visem à formação de mão-de-obra barata, sem a preocupação da formação humana integral. De um lado vemos esse jogo de interesses, do capitalismo e dos governos neoliberais, como é o caso do Brasil, acentuado pelo processo irreversível de globalização e do balizamentode órgãos multilaterais como FMI e Banco Mundial, e de outro a sociedade que cobra ações que visem à melhoria da qualidade da educação da escola pública. Nesse fogo cruzado encontra-se a instituição escolar, com muitos dilemas e pressionada para atender a ambos os anseios desses envolvidos.


Educação e Globalização


Nos últimos anos nos deparamos freqüentemente com o termo globalização.Este termo pode ser discutido sobre duas perspectivas. Uma mais geral e outra mais restrita. Esta última compreende o campo da política, economia e aspectos socioculturais entre outras, e nesta também se insere a educação. A globalização compreende a predominância dos interesses do capitalismo, promovendo a concorrência do mercado e livre mercado, induzindo os governos através do sistemaneoliberal, à competição ilimitada, a minimização do Estado na área econômica e social. Isso resulta em exclusão, desemprego e aumento das desigualdades sociais. As condições que favoreceram a globalização foram a interconexão maior dos meios de comunicação, a equiparação da oferta das mercadorias, das línguas e das moedas nacionais.
Frente a isso, presenciamos um avanço tecnológico e científico enorme,por conta da estimulação e conseqüente concorrência por uma abrangência maior de mercado, trazendo inúmeros benefícios à humanidade, como rompimento de fronteiras e comodidades para quem possa pagar por ela. Por outro lado vemos o aumento da pobreza e junto à esta a exploração da atividade humana, levando milhares de pessoas a viverem em condições de extrema de sobrevivência.
Nesse contexto, vemosa interdependência entre países ricos e pobres de acordo com as conveniências que esta relação proporciona, e lembramos que quem tem maior poder econômico, tem também maior poder político, exercendo certa dominação sobre aquele que não a possui. Nesse contexto, as políticas educacionais são planejadas e implantadas de acordo com os interesses dos países dominantes da economia. E podemos citarcomo exemplo, a interferência direta na elaboração de políticas públicas na educação, pelos órgãos multilaterais como o FMI e Banco Mundial, onde se prega o discurso e se implanta o modelo na escola como de se conduzir uma empresa. Visa-se a preparação para o trabalho e elevação de índices, sem uma preocupação maior com a formação humana. E a educação é colocada no centro desses interesses, já que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neoliberalismo e educação:
  • Neoliberalismo e educação
  • Neoliberalismo e educação
  • O neoliberalismo na educação
  • Neoliberalismo e a educação
  • Neoliberalismo e educação
  • Neoliberalismo, educação e emprego
  • Educação: do liberalismo ao neoliberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!