Educação e divulgação de ciências (desafios e perspectivas)

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Tema: “ Da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável .”
Subtema: “ Educação e divulgação das ciências: Desafios e perspectivas.”

TÓPICOS:

“Identifique quais os desafios e perspectivas dentro da educação e divulgação das ciências.”

Existem as politicas publicas voltadas para a educação e divulgação dessas ciências dentro do DF?Quais são os desafios que o DF encontra hoje na divulgação das ciências e politicas publicas?

Pesquisar
Site da secretaria de educação
Site da secretaria de ciência e tecnologia
Site do mec

Ensino Fundamental – Ciência e Tecnologia
FONTE: http://www.se.df.gov.br/wp-content/uploads/ppp.PDF

O Núcleo de Ciência e Tecnologia surge a partir da demanda por acesso e domínio dasbases do conhecimento científico e tecnológico dos estudantes da rede pública de ensino. Esse núcleo objetiva, por meio de uma política educacional específica, ampliar e aprimorar o ensino de ciências nas unidades escolares dos anos iniciais e anos finais, pautado na cultura de alfabetização e letramento científico.
Durante os últimos anos, uma proposta para o ensino de ciências foiimplementada por meio da contratação de um programa externo que teve sua continuidade suspensa por questões de caráter técnico, pedagógico e administrativo. Diante da perspectiva de ações reestruturantes a partir da nova gestão, o Núcleo de Ciência e Tecnologia iniciará um trabalho periódico de coordenação pedagógica junto às Regionais de Ensino, dando continuidade às ações já apontadas em 2011, como oCircuito de Ciências e demais ações em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia – Olimpíadas de Matemática, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outras realização de encontros e formações voltados aos professores de ciências.
É clara a necessidade de se fazer um levantamento da situação dos laboratórios de ciências e informática nas escolas, assim como de seimplantarem laboratórios nas escolas dos Anos iniciais, como formar professores dos Anos Iniciais em alfabetização/letramento científico; e formar professores dos Anos Finais, visando à transposição didática entre o prático e o teórico e a necessidade da aquisição de ferramentas tecnológicas para o enriquecimento do trabalho pedagógico em sala de aula.
Desafios e Perspectivas para a Educação noDistrito Federal
No contexto das transformações impostas pelo mundo atual, no que tange à modernização, à globalização, às novas tecnologias, às mudanças nas relações sociais, cabe questionar: o que significa, para as unidades escolares, ensinar e aprender? Qual o papel da educação na atualidade? Quais os desafios e perspectivas a serem enfrentados?
Essas são questões iniciaisque se impõem diante do desafio de promover uma educação que exige para além do movimento, do desejo e da necessidade de aprender e transformar, uma postura ética, solidária, política e inclusiva.
A educação brasileira tem obtido avanços significativos nas últimas décadas: o acesso ao ensino fundamental como um fato praticamente consumado, as políticas de educação inclusiva, a reduçãoda taxa de analfabetismo e a democratização da gestão da escola.
Os indicadores da educação, entretanto, mostram que há muito por ser construído e reestruturado, no Distrito Federal a taxa é de 18,12%, excluindo - se os 13,3% dos estudantes que são aprovados parcialmente, tendo que realizar dependência de disciplinas no ano subsequente. Evidenciam- se, ainda, alguns desafios a seremenfrentados: ampliar a média de escolarização, combater as desigualdades de gênero, reduzir o índice de 32% de brasileiros, entre 15 e 64 anos de idade, concentrados na condição de analfabetos funcionais, sendo que 7% são analfabetos absolutos, segundo o Indicador de Alfabetização Funcional (INAF) ² de 2009. No contexto dos desafios e perspectivas para a educação pública no Distrito Federal é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perspectivas e desafios da educação ambiental
  • Desafios e perspectivas para a educação física
  • desafios e perspectivas da educação escolar
  • A pesquisa nas ciencias sociais: Desafios e Perspectivas
  • O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  • Educação matemática: desafios e perspectivas num mundo tecnológico
  • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas.
  • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!