educação e diversidade

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Centro de Educação a Distância - Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo: Barretos /SP
Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática e Prática de Ensino


Nome: Elaine das Graças Martins RA: 4280
Nome: Elisa Cristina da Silva R.A: 416405Nome: Iraci Pereira da SilvaR.A: 417530Nome: Simone Dias da Silva Quintino R.A: 428059
Título da Atividade:
Didática e Prática da Educação Infantil
Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Didática 7297.e Prática de Ensino Prof. EAD Ma. Ausdy N. Castro Santos, e Tutora Presencial:PROFªAlessandra Hoft Puga Curso de Pedagogia Polo -
BARRETOS
2014
PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: LEITURA
PÚBLICO – ALVO
Educação Infantil – Pré- Escola – alunos de 4 e 5 anos
JUSTIFICATIVA
A indisciplina escolar tem afetado o modo de Ensinar a ler e a leitura se constitui em grande contribuição a formação humana.
A leitura amplia a visão de mundo dos alunos, também promove a aquisição deinformações, amplia o raciocínio, favorece a participação ativa na vida social do educando.
Segundo FREIRE (1988) temos que mostrar o gosto à leitura desde cedo a nossas crianças; pois ela abrange muitas ideias em nossas mentes promovendo a aquisição do ato de imaginar, pensar, criar, recriar e deduzir.
 Despertar o hábito da leitura entre crianças, jovens, adultos e anciãos se torna um desafio aoeducador. É necessário que todo o tipo de leitura, como folhas, livros, diários, encartes, seja convidativo para o educando encontre e aprofunde o prazer da leitura no período do mundo audiovisual.
 A família é a primeira a estimular o desejo pela leitura, com bibliografia infantil oral e as cantigas. É importante esta primeira relação, que muito ajudará a criança a interessar-se peloconhecimento.
Na escola os educadores farão a parte que lhes cabe, ou seja, dar o apoio a essa aprendizagem. Para que essa atitude se consolide é necessário que os profissionais da educação despertem o interesse no aluno para o ato de ler através da demonstração ao gosto pela leitura.
Diante da demanda da sala, o tema escolhido visa melhorar o convívio escolar e por consequência contribuir para o avançona aprendizagem dos alunos.
O processo de aprendizagem da leitura está pautado na pratica de entender, de comentar, de anotar, acrescentando o conhecimento que se tem a respeito do desconhecido, a fim de decifrar o que ocorre na realidade.
assistir a uma aula dos alunos da pré-escola, pude observar que os olhos dos alunos estavam encantados com a história “João e o pé de feijão”.
Até os mais“elétricos” prestavam atenção e que cada um tinha uma imaginação diferente a respeito da história; contribuindo assim para sua formação intelectual e sua alfabetização.
Ao olhar a criança é preciso acreditar que todas são iguais; mesmo que necessitem ser lapida-las, pois todas têm o seu melhor a entregar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver o gosto da leitura nas crianças; bem como estimular aalfabetização.
Promover o ligamento na perspectiva alfabetização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
°Estimular o gosto pela leitura.
°Proporcionar a integração com grupo.
°Desenvolver a curiosidade natural, investigativa e questionadora.
°Valorização para conhecimento.
°Especificar a dificuldade.
CRONOGRAMA:
O projeto leitura será desenvolvido através de contos, fabula caixas de papelão, realização deleituras com livros 3 d; histórias em multimídias, fantoches e recanto das histórias.
Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aprimora na escola e prossegue pela vida inteira. Apenas quem conhece a valor da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, terá de dizer que não há tecnologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade na educação
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educaçao e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educação de diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!