Educação e diversidade

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Educação e Diversidade
Cultura, raça e gênero

Centro de Educação a Distância Letras Português Inglês

Letras Português Inglês




lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” (Artigo 7° da Declaração Universal dos Direitos do Homem) Embora sejamos todos da mesma espécie evistos de forma igual perante a lei, ao longo de nossa existência, desenvolvemos diferentes modos de viver e explorar o nosso meio. Isso se dá em razão da cultura e educação a que fomos expostos.

2012 LETRAS

Brasil, um país de todos e para todos
2012 LETRAS

“A diferença enriquece, enobrece, e a intolerância empobrece e emburrece o homem. Não existe cultura superior ou inferior, existemculturas diferentes, que juntas enriquecem a experiência de ser humano”.
2012 LETRAS

(Pedro Mendes Júnior)

Documentário A Invenção da Infância

2012 LETRAS

Direção: Lilian Sulzbach

Sobre o documentário “A Invenção da Infância”
No documentário constatamos que vivemos em um mundo onde as crianças precisam aprender o que é ter infância, uma vez que este termo, atualmente, está quase emextinção. A maioria das crianças já cresce orientada no sentido de ser adulta, e desde cedo já vive como tal, tanto as de classes menos favorecidas, que precisam trabalhar para o sustento da sua família, quanto aos de classes mais favorecidas, já que estas começam de pequenas com uma séria de atividades que sufocam o viver da infância.

2012 LETRAS

Documentário x Síntese
Precisamosreinventar o viver da infância para todas as classes. E uma das formas é na educação, onde podemos aplicar atividades que façam com que as crianças entendam o verdadeiro sentido dessa fase da vida. Vivemos numa época onde partilhamos pluralidade de culturas, e por que não partilhar deste convívio desde pequenos, para que as crianças possam crescer aprendendo a respeitar o outro, com conhecimentosmúltiplos de culturas diversas, sem perder o período que a elas é destinado?

2012 LETRAS

• Teorias e política educacional relativas ao papel da escola e dos educadores em relação à pluralidade cultural presente em nossa sociedade

2012 LETRAS

Escolas reforçam estereótipo do papel da mulher na sociedade
Desirèe Luíse - 4 de março de 2011

“As diferenças entre homem e mulher são culturais enão biológicas. O processo de construir essa diferenciação começa, principalmente, na escola, aos seis anos”, constata Lídia Possas, coordenadora do Lieg (Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que reuniu dados sobre a presença de práticas sexistas no ensino infantil e fundamental.
2012 LETRAS

“Quando a criança passa pelas primeiras séries,ainda não distingue. O menino brinca com pulseira e a menina com bola. Se a professora ou professor não tem a consciência dessa invisibilidade das questões ligadas à mulher, vai tratar como natural, não possibilitando a discussão da desigualdade dentro da sala”.
“Passamos a não ter direitos, porque todo um modelo não contemplou as mulheres como deveria. É preciso rever paradigmas a todo omomento, trabalhar nessa questão e tornar mais público”, conclui Lídia.
2012 LETRAS

2012 LETRAS

Revendo os paradigmas referentes ao esterótipo sobre o papel da mulher, a sociedade precisa trabalhar a questão em prol da igualdade de ambos os gêneros.

2012 LETRAS

• Situações do cotidiano da prática escolar relacionadas às diferenças culturais ou raciais

2012 LETRAS

Raphael tinha 12anos de idade e era muito obeso. Certo dia, alguns alunos jogaram um objeto no lixo do pátio na hora do intervalo e pediram para que ele o procurasse. Uma brincadeira de muito mau gosto pode marcar para sempre a vida de uma pessoa.

2012 LETRAS

Durante o ano letivo de 2011, acompanhei um aluno diagnosticado como autista e que apresentava todas as características, mas em menor potencial. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade na educação
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educaçao e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educação de diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!