Educação e didatica na educação infantil

Páginas: 12 (2774 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
20320-24955500
01841500
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
HISTÓRIAS DE VIDA:
Um Olhar a Partir de Cândido Portinari
02413000
Riqueza, SC
2014
SIMONE MENEGAZZO
HISTÓRIAS DE VIDA:
Um Olhar a Partir de Cândido Portinari
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização e Didática na Educação Infantil;Arte, Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar –Infância e sua Linguagem; Seminário Interdisciplinar IV.
Professores: Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava, Mrlizete Steinle; Rosely Montagnini; Cyntia Simioni.
Riqueza, SC
2014
INTRODUÇÃO
O movimento, ou manifesto modernista, foi uma renovação literária, musical e artística, que se originou com a Semanada Arte Moderna, realizada em São Paulo.
Segundo ÁVILA (2002 apud ANDRADE, 1971, p. 242): “Foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a inteligência nacional”. Um período de muitas mudanças que escritores e artistas se propunham a uma nova proposta artística, dando um novo significado à arte, com finalidade de atender os anseios dopúblico da época, romper com todas as tradições do passado.
Assim como nas demais formas de expressão como escultura e literatura, o período que se dá a preparação para a semana de arte moderna, que compreende o movimento modernista, é marcado por uma sequência de revoltas (e muitas armadas e sangrentas) que mobilizavam o país na busca de descentralizar a distribuição dos investimentos públicos,até então monopolizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por decorrência da república denominada “Café com Leite” (haja visto a associação entre São Paulo e Minas para a detecção do poder público-político nacional).
Esta ideologia de que o mundo se vestirá de novo e as mudanças que o novo século (XX) prometia trazer, afoitaram rebeldes em várias regiões do país com movimentos derevolta armada onde o exército era disposto em linha de frente para apaziguar (ou aniquilar) os revoltosos, como acontecido nas greves gerais de São Paulo, o levante de Juazeiros, a revolta de Canudos na Bahia, a revolta da vacina e da chibata no Rio de Janeiro, a guerra do Contestado em Santa Catarina, dentre outras, demonstrou a insatisfação popular com um governo centralizado e a sociedade clamoupor mudanças que vinham de encontro com os ensejos populares.
Ainda assim, as expressões artísticas de uma forma geral também exprimiram o sentimento de esperança e de futurismo da nação. Percebe-se claramente vários movimentos como o Dadaísmo, o movimento Verde e Amarelo, o Futurismo, dentre outros, que buscavam reformular os conceitos nacionais voltados para o nacionalismo, a exaltação do amornacional e a valorização daquilo que fosse brasileiro.
Dentre um fervilhão de ideias e ideais nacionalistas, o Brasil assume uma identidade sua, bastante conectada com características de seu povo e território, assinalando um futuro desenvolvido e moderno (por este feito o nome Modernismo) para o país, onde a indústria começa a ganhar fôlego sobre o monopólio agrário. Esta era a visão e a esperançabrasileira durante o período.

HISTÓRIAS DE VIDA: UM OLHAR A PARTIR DE CÂNDIDO PORTINARI
Nascido em 1903, em uma fazenda de café localizada na pequena cidade de Brodowski, interior do estado de São Paulo, Portinari demonstrava uma grande aptidão artística desde os primeiros anos de vida. Inserido no meio rural, o artista teve uma educação muito deficiente e não chegou a completar o ensinoprimário. Sua primeira demonstração de talento artístico foi aos 14 anos de idade, quando foi convidado a atuar como ajudante junto a um grupo de pintores italianos que estava na cidade realizando a restauração de igrejas.
453390503872500Aos 15 anos, Cândido Portinari deixa São Paulo e viaja para o Rio de Janeiro onde ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), destacando-se rapidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sequencia didática educação infantil
  • Planejamento e didática educação infantil
  • Sequencia didática educação infantil
  • Didática para Educação Infantil
  • Didática na educação infantil
  • Sequência didática Educação Infantil
  • Organização dídatica na educação infantil
  • Didática, Método do Ensino na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!