Educação e desenvolvimento emocional

Páginas: 25 (6116 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2011
TIMIDEZ NA SALA DE AULA: A SOLUÇÃO ESTÁ NA AFETIVIDADE

Milena Alves dos Santos[?]

Resumo

Essa pesquisa aborda o tema timidez na sala de aula. Tal artigo teve como objetivo geral analisar os diferentes meios que educadores usam para trabalhar com alunos tímidos e como objetivos específicos os seguintes itens: observar o modo como os alunos tímidos se comportam em sala de aula; identificaras formas que o professor utiliza para promover a aprendizagem dos alunos considerados tímidos e compreender como o aluno tímido pode superar as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram elaboradas entrevistas e aplicadas aos professores que possuem alunos tímidos em suas salas de aula. Foram também utilizadas técnicas de observação e conversas informais comalunos que são considerados tímidos. Os dados obtidos no ambiente escolar permitiram uma análise de abordagem qualitativa em que se tentou manter a originalidade das falas e dos sentimentos demonstrados pelos participantes. O término da pesquisa revelou, ainda que de maneira contida, as dificuldades que professores e alunos encontram na tentativa de resolver o problema na maioria das vezes semapoio dos pais, parte importante nesse processo.

Palavras-chave: Afetividade, Ensino-Aprendizagem, Timidez, Personalidade

Historicidade do objeto de Pesquisa

Minha vida escolar começou muito cedo. Antes de completar os cinco anos de idade eu já freqüentava o pré-escolar. Lembro- me até hoje daquela época, pois foi um dos melhores anos que eu passei na escola._________________________
[?] Aluna de graduação, autora do artigo. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade Evangélica de Brasília apresentado no período do segundo semestre de 2009.

2 Professora Orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso.
Com uma mãe professora não foi difícil gostar da escola e consequentemente cercada o tempo todo pelos mais variados tipos de livrosrapidamente meu fascínio pelo estudo crescia cada dia mais. Gostava muito de ler e passava o dia todo escrevendo meu nome em todos os papéis que encontrava pela casa.
Desde a alfabetização eu sempre fui uma aluna quieta em sala de aula, nunca fui um problema para os professores e era orgulho para minha mãe: nunca ter sido chamada na escola por causa de reclamações é uma das coisas que ela sevangloria até hoje.
Nunca gostei de chamar a atenção em sala de aula, não gostava que me olhassem por um longo tempo, preferia ficar calada durante as atividades, soubesse ou não o que a professora perguntava. Se eu abrisse a boca todos me olhariam e era exatamente isso que eu não queria.
Do primeiro dia na escola até certa data no ano de 1993 quando eu cursava a antiga 3ª série do EnsinoFundamental eu soube muito bem me dar com os acontecimentos na escola que de um jeito ou de outro exigiam que eu falasse algo. Ficava no meu cantinho, não mexia com ninguém, ninguém mexia comigo e de repente a professora solta um papel sobre minha mesa e diz que eu teria que apresentar aquele texto para todos no pátio da escola.
Meu coração disparou, senti minhas bochechas arderem como se pegassem fogo,naquele momento a escola deixava de ser o lugar encantador que tinha sido pra mim até a poucos anos atrás. Tentei argumentar com pouquíssimas palavras e em tom muito baixo que eu não poderia, que eu não conseguiria, não queria. Nada adiantou, a professora virou as costas e perguntou a auxiliar o que tinha acontecido comigo, pois nunca tinha reclamado de nada e esta por sua vez perguntou a ela senunca tinha percebido que eu era tímida e concluiu dizendo que talvez eu tivesse ficado com vergonha de apresentar o trabalho.
Dalí em diante eu não via mais a escola com os mesmos olhos, cada vez fui me fechando mais para qualquer contato que eu poderia ter com colegas e professores e meu aprendizado ficou comprometido devido à falta de coragem para perguntar as coisas em sala de aula....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento da Educação Emocional para pais/ família
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento emocional
  • Desenvolvimento emocional
  • Educação emocional
  • O desenvolvimento emocional na deficiência visual.
  • A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS IDOSOS
  • O desenvolvimento emocional na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!