Educação a Distancia

Páginas: 17 (4007 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014
INTRODUÇÃO

O docente é criador e criatura ao mesmo tempo: sofre influências do meio em que vive e através delas deve autoconstruir. O professor, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, tem que, no seu trabalho, estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno efetivamente aprenda e se desenvolva. Para isso o professor deverá também utilizar as tecnologiaseducacionais: televisão, vídeo, retroprojetor, projetor de slides, computador etc. os quais poderão ajudá-lo na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valiosos recursos para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica do trabalho desenvolvido em laboratórios.
Necessitamos de professores quem conheçam o sistema produtivo eprincipalmente as inovações tecnológicas. O profissional docente não deve prescindir da ciência nem da tecnologia, com as quais deve instrumentalizar-se para melhor lutar por sua causa.
A inclusão digital tem de acontecer numa perspectiva de participação ativa, da produção da cultura e conhecimento, o que implica vontade e ação política e um amplo programa de formação continuada dos professores. Apenassaber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdadeira inclusão digital. Para ser considerado incluído é necessário que o professor compreenda que o uso das tecnologias tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado a presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e dacriatividade, superando assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem. É um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, quem se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, a coisificação do saber e do ser humano.


RESENHA E ATIVIDADE DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CAPITULO 3 E 6 Pg. 142

TRABALHE COM UMA PESQUISA SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E DEPOISFINALIZE AS DISCUSSÕES COM BASE NA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA, PARA QUE O PROFESSOR SEJA INCLUIDO DIGITALMENTE. PESQUISE O QUE É INCLUSÃO DIGITAL. VOCÊ CONHECE ALGUM PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL NA SUA REGIÃO OU MUNICÍPIO? E QUAL É A SUGESTÃO PARA INCLUIR O PROFESSOR DIGITALMENTE?
Os avanços ocorridos na tecnologia digital no mundo contemporâneo têm provocado grandes transformações naformação docente, representando um verdadeiro desafio para a Educação em todos os níveis. As informações antes provenientes dos meios de comunicação de massa são substituídas na era digital pela convergência entre a diversidade desses meios, através das redes. A recepção das informações fica mais interativa, as linguagens ou códigos distintos se fundiram em linguagens multimidiáticas; criam-secomunidades com interesses específicos e a circulação da informação assume proporções extraordinárias, no mundo globalizado, virtual e sem fronteiras.
Nesse sentido, a busca de soluções, objetivando uma prática pedagógica em consonância com o cenário atual tem provocado constantes debates e os cursos de Licenciaturas que titulam os formadores de professores, têm sido desafiados. Trata-se de investir nacriação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomarem decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas.
A questão do domínio tecnológico por partedos educadores, da não utilização das tecnologias digitais nos processos educacionais, pode ser justificada em função da cultura em que tais educadores foram criados, a cultura da oralidade, da escrita e da mídia de massa.
Neste contexto, refletir sobre a contemporaneidade é pensar sobre os valores que vêm modificando de forma acelerada comportamentos, ações e atitudes individuais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância
  • educacão a distância
  • Educação à Distância
  • educação à distancia
  • Educação a Distância
  • Educação à Distancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!