Educação a distancia

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANDRÉIA SANTOS ANGELO

O objeto selecionado através de pesquisa via internet, trata-se de uma notícia que mostra como a EAD traz uma maior flexibilidade de tempo e custo para o aluno, o que vem estimulando cada vez mais a procura por esta modalidade de ensino, conforme dados revelados pelo próprio MEC.
Conforme afirma o diretor da FGV on-line, a EAD já vem com oespírito de agregar mais valor, a medida que preza pela interatividade, discussão, debates. É mais acessível, elimina distâncias, reduz custos.
Segundo a Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) em 2000, havia 13 cursos de EAD que reuniam 1.758 alunos, em 2008 já havia 1.752 cursos com 786.718 alunos matriculados. Dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco novos alunos degraduação no país, ingressa em um curso a distância, ou seja, 20% dos universitários estudam em aulas na internet e em pólos presenciais.
Por isso, existem vários fatores que devem ser discutidos ao que se refere a EAD no Brasil. É preciso fazer uma reflexão e compreender características, possibilidades, potencialidades e limitações, além de discutir sobre o próprio conceito de distância. Uma vezque a incompreensão sobre as possíveis formas de distância tendem a gerar críticas e até preconceitos em relação à EAD.
Sendo assim, existem vários mitos que rondam a EAD, como por exemplo, o diploma é fácil, não há qualidade nos cursos ofertados, as avaliações não são difíceis, estuda-se quando quiser e a hora que quiser, o aluno não interage com os colegas, a dedicação exigida é menor. Porém,a realidade é bem diferente.
Primeiramente, em relação ao diploma, vale lembrar que a duração do curso é a mesma que na modalidade presencial. Além disso com a aprovação da Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/96, houve o reconhecimento da educação a distância no Brasil, e passou-se a exigir uma definição de políticas e estratégias para sua implementação.
Segundo Costa(2009):

Tendo sido relegada por décadas a uma situação de informalidade, e voltada para os chamados “cursos livres”, a partir de 1996 com a LDB o Estado passa a dar o suporte legal a EAD; contudo, para que não houvesse descriminação quanto à formação presencial e à distância, o Art. 80 da LDB necessitava de regulamentação. Primeiramente por meio do Decreto nº 2.494/98 e, depois, com o Decreto nº5.622/05, publicado em 19 de dezembro de 2005, que buscou regulamentar o Art. 80 da LDB, os cursos a distância puderam obter a mesma validade dos cursos presenciais.

Além isso, várias medidas foram tomadas, como a criação da SEED (Secretaria Especial de Educação a Distância), onde o principal objetivo é incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aos métodosdidáticos-pedagógicos já presentes nas escolas públicas.
Havendo também, por parte do MEC, uma preocupação constante com a legalidade dos diplomas e também com a própria qualidade dos cursos ofertados foi criado em 2005 o programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). É esse sistema que faz a EAD acontecer, uma vez que une o MEC, as instituições, que contribuem para a oferta dos cursos na modalidade adistância, e os municípios, que oferecerem a infra-estrutura necessária, para atender tanto os alunos quanto as Instituições que ofertarão os cursos.
Quanto às avaliações, o nível de exigência das provas, que são discursivas, é o mesmo das aplicadas nas faculdades presenciais, as vezes até mais difíceis pelo acúmulo de conteúdos cobrados. Além disso o MEC determina que as provas ocorram nos pólospresenciais, sob o olhar do tutor, para que assim, não ocorra nenhum tipo de fraude. Por isso, nos cursos a distância a avaliação presencial sempre terá maior peso, pois é ela que irá garantir a qualidade do ensino. Existem também as atividades e trabalhos que são exigidos, com hora limite para postagem na rede. Ou seja, o aluno também á avaliado através do meio eletrônico. É através do ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância
  • educacão a distância
  • Educação à Distância
  • educação à distancia
  • Educação a Distancia
  • Educação a Distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!