Educação a distância redefindo papeis

Páginas: 27 (6659 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Danielle Penhoela Dias Branco



“HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL-REDEFININDO PAPÉIS”









SÃO PAULO2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

I. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. A Origem Histórica da EAD no Brasil
1.1 A Evolução da EAD no Brasil

2. Regulamentação da EAD no Brasil
2.1. Regulamento da educação à distância prevista na Lei n.º 9.394, de 20 de Dezembro de 1996.
2.2. Vantagens e desvantagens que a EAD nos apresenta

3. Entrevista com Aluno que Estuda na Modalidade aDistância

4. Relatórios com as Informações e Registros da Pesquisa.

II. CONCLUSÃO

III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO:
A Educação a Distância, é conhecida desde o século 19. Mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas, que por vários motivos, não podiam frequentar umestabelecimento de ensino presencial. ´
A Educação a Distância, por vezes, é a única oportunidade de estudo oferecida a adultos engajados na força de trabalho e a donas de casa.
A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobre tudo às lutas das classes trabalhadoras por acesso à educação, ao saber socialmente produzido, concomitantemente com a, evoluçãoestá exigindo mudanças em nível da função e de estrutura das escolas e das universidades.
Neste contexto, a Educação a Distância torna-se um instrumento fundamental de processo de oportunidades visto que muitos indivíduos, apropriando-se deste tipo de ensino, podem concluir um curso superior de qualidade e abraçar novas oportunidades profissionais.
Esta modalidade possui uma relevância social muitoimportante, pois permitem o acesso ao sistema àqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior públicos por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nós horários tradicionais de aula, uma vez que a modalidade contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los.

I. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1-A Origem Histórica da EAD no Brasil

A educação adistância tem uma longa história de sucessos e fracassos. Sua origem está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX (chegando atualmente a utilizar várias mídias, desde o material impresso a simuladores online com grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer fazendo uso de inteligênciaartificial, ou mesmo de comunicação síncrona entre professores e alunos).

A educação a distância surge no Brasil em 1904, com o ensino por correspondência, ofertado por instituições privadas que oferecem educação não formal, por meio de cursos profissionalizantes em áreas técnicas, sem exigência de escolarização anterior.

Consagra-se na metade do século este modelo de 1ª geração com a criaçãodo Instituto Monitor (1939), do Instituto Universal Brasileiro (1941) e de outras organizações similares, responsáveis pelo atendimento de mais de 3 milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante até o ano 2000. E com a chegada da 2a Geração de EAD ao país, surge o modelo de teleducação onde fundações privadas e organizações não governamentais iniciam a oferta de cursossupletivos a distância, com aulas via satélite complementado por kits de materiais impressos nas décadas de 1970 e 1980.

Somente na década de 1990 tem início à expansão da Internet no ambiente universitário surgindo assim à primeira legislação específica para educação à distância no ensino superior, mostrando que a educação a distância instala-se no final do século XX, É importante destacar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Papel da educação a distancia
  • O papel do aluno na educação a distância
  • O papel da educação à distância
  • Os Novos Papéis dos Atores da Educação a Distância
  • O papel da educação a distância na gestão da comunicação
  • Monografia
  • O papel da educação à distância: didática do ensino superior
  • O PAPEL DA TECNOLOGIA E DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO ATUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!