EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS QUESTIONAMENTOS A ESTA NOVA FERRAMENTA E AS DIVERSAS SOLUÇÕES APLICADAS.

Páginas: 22 (5296 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS QUESTIONAMENTOS A ESTA
NOVA FERRAMENTA E AS DIVERSAS SOLUÇÕES APLICADAS.
Roberto Belo Júnior 1

Resumo
Com o avanço tecnológico no mundo globalizado, a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC revolucionou novas perspectivaspara a Educação a Distância, facilitando, assim, o ingresso de novos alunos, nessa modalidade, considerando que nessas condições, essa nova tecnologia da educação, provoca reações diversas. Considerando que as Universidades, as escolas e as empresas em geral oferecem cursos a distância através dessa nova tecnologia, este trabalho apresenta uma abordagem usual da Educação a Distância e a evoluçãoda mesma no Brasil, através de um processo construtivo.
Palavras-chave: ambientes virtuais; TIC; Educação a Distância.

Abstract –
With technological advancement in the globalized world, the use of Information and Communication Technology - ICT revolution new perspectives for distance education, thus facilitating the entry of new students in this modality, whereas under these conditions,this new technology in education, provokes mixed reactions. Whereas the universities, schools and businesses in general, off distance learning courses through this new technology. This paper presents an usual approach of Distance Learning and evolution in Brazil, through a constructive process.
Keywords: Virtual environments, ICT, Distance Education.





I – Introdução
Na AntiguidadeInicialmente na Grécia antiga, e depois em Roma, existiam redes de comunicação que permitiam o desenvolvimento significativo da correspondência e, por consequência, a troca de informações.

Os Séculos XVII e XVIII
Com a Revolução científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Segundo Lobo Neto (1995), um primeiromarco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips, que afirmou: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston”. (FORGRAD, 2002, p. ).
O século XIX
Em 1833, um anúnciopublicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência, e na Inglaterra, em 1840, Isaac Pitman, sintetizou os princípios da taquigrafia em cartões-postais que trocava com seus alunos. No entanto, o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância teve início a partir da metade do século XIX.
Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram aprimeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Posteriormente, em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor criou a Society to Encourage Study at Home. Em 1891, Thomas J. Foster iniciou em Scarnton (Pensilvânia) o International Correspondence Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração.
Em 1891, a administração da Universidade de Winconsin aceitou aproposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária. Um ano depois, o reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade.
Por volta de1895, em Oxford, Joseph W. Knipe, após experiência bem-sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, a primeira com seis e a segunda com trinta alunos, para o Certificated Teacher’s Examination, iniciou os cursos de Wolsey Hall utilizando o mesmo método de ensino. Já em 1898, em Malmo, na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação a distância: uma nova realidade
  • AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO
  • Novas tecnologia aplicadas a educação
  • Novas tecnologias aplicadas a educação
  • Educação a distancia e as novas tecnologias de informação
  • A EDUCAÇÃO A DISTANCIA APLICADA NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS
  • A educação a distância aplicada nas organizações modernas
  • A educação a distância e a internet como ferramenta de apoio à educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!