Educação,Sociedade e Trabalho

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
MODULO - 05 – Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.
UNIDADE – 01 – Construção da Lente Sociológica.
PRATIQUE
1 - Como você estudou na disciplina 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são frutos das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis por meio da consolidação das Leis do trabalho, aCLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada“flexibilização das leis trabalhistas”.

R = No Brasil, com relação a flexibilização das normas trabalhistas. A Casa Civil analisa proposta de projeto de lei pelo qual trabalhadores e empresas poderão firmar acordos com normas diferentes das atuais, baseadas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em vigor há 69 anos.
Na prática, o projeto permite que os salários e a jornada de trabalho sejamreduzidos de forma temporária em caso de dificuldades econômicas. Ele abre caminho também para a utilização mais ampla do banco de horas, pelo qual os trabalhadores cumprem horas extras sem receber adicional, e compensam o tempo trabalhado a mais com folgas. 

MODULO - Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica.
UNIDADE – 02 –Duas Tendências teóricas no estudo da sociedade: elementose características do Funcionalismo e do Materialismo Dialético.
PRATIQUE
1 - Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim e Max. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas idéias e obras, o que defendiam, como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.

ÉmileDurkheim
Introdução

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.

Biografia

Descendente de família judia. Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu ocaminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) epassou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos. No livro "Da Divisão do Trabalho Social" (1893), eleestabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade "doente", que ele denominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica.
No livro "As Regras do Método Sociológico" publicado em 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Emsua obra "O suicídio" (1897), avaliou que o maior nível de integração social estava ligado aos índices de suicídio, que seriam maiores quanto mais frágeis fossem os laços sociais. Também pesquisou assuntos sobre religião, através do livro "Formas Elementares da Vida Religiosa", publicado em 1912.
Émile Durkheim morreu no dia 15 de novembro de 1917. Encontra-se enterrado no cemitério de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO
  • O jovem, a educação,sociedade e trabalho
  • Trabalho de Sociedade educação e cultura
  • educação, sociedade e trabalho
  • Memorial Educação, Sociedade e Trabalho
  • Educação Sociedade e Trabalho
  • TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES E A EDUCACÃO
  • Educação sociedade e trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!