EDUCAÇÃO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Páginas: 8 (1798 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
A Declaração de Estocolmo, gerada no primeiro encontro mundial para o meio ambiente que foi executada em 1972, guiou a criação no Brasil da Secretaria Especial do Meio ambiente a elaboração da Lei No. 6.938 – Política Nacional de Meio Ambiente. Pois até então o meio ambiente era compreendido por partes e não visto como um todo, natureza e sociedade, essa novalei baseou-se em uma visão total da questão ambiental. Após a execução da Eco-92, passou a ser discutido propostas pedagógicas e recursos institucionais para experiências de educação ambiental. No ano de 1999 uma nova política publica especifica para a educação ambiental foi constituída, que a entende como:
“Processo pelo qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
No ano de 2002, o Decreto no 4281, da Presidência da República, reorganiza o Programa de Educação Ambiental e fica instituído no artigo 1º:
“a política nacional de educação ambiental será executada pelos órgãos e entidadesintegrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, pelas instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, pelos órgãos públicos da União, Estados, distrito Federal e Municípios, envolvendo entidades não governamentais, entidades de classe, meios de comunicação e demais segmentos da sociedade.”
Portanto, nos últimos anos conjuntos de ações governamentais vieram se efetivandocom a intenção de concretizar um Programa Nacional de Educação Ambiental, visando à criação de temas transversais e abrangendo atividades de formação de professores com o intuito de efetivar diretrizes educacionais nas escolas públicas, e outras.
A educação ambiental apresenta-se como um campo novo, pouco explorado e por isso ainda em desenvolvimento. Pois apesar de ser um tema amplo com váriasconcepções de políticas pedagógicas, éticas, epistemológicas e culturais que fazem parte da educação ambiental, é um tema tratado homogeneamente. Assim, a multiplicidade de maneiras ver, compreender, conceber e de por em prática a educação ambiental acaba sendo diminuída a uma unidade indistinta, como um só objeto, enquanto é um diversidade de formas para serem concebidas e praticadas.
O ambienteescolar é um rico espaço de investigação, conscientização e prática da temática da educação ambiental, pois a principal tarefa da escola é de intervir de maneira significativa na sociedade, visando uma formação coerente e integral que proporcione a transformação e o desenvolvimento do ser.
Toda escola exercita uma currículo, seja consciente ou inconsciente, os que atuam no contexto escolar estãoenvolvidos diretamente nas tramas que formam as identidades humanas. Nesta linha pode-se afirmar que discutir o currículo é debater uma perspectiva de mundo, de sociedade e de ser humano. Portanto quanto um currículo é discutido, as pessoas ficam propensas a rever os conteúdos escolares e a reorganiza-los. Tendo em vista essa perspectiva, esse trabalho foi baseado em uma entrevista com criançassobre alimentação.
A partir das respostas obtidas e das reações das crianças diante as perguntas, percebe-se o desanimo em relação aos alimentos, sendo que alimentar-se é uma necessidade do corpo humano e um prazer. Atualmente as crianças passam a maior parte do tempo na escola, principalmente as menores que ficam quase 10hs na creche, sendo assim suas refeições mais importantes acontecem noambiente escolar, a merenda. Ela é planejada segundo o que os gestores da escola e as pessoas responsáveis pela alimentação acham que é uma alimentação saudável e que todos comem, no entanto dificilmente é perguntado o que a criança quer, o que gosta ou não de comer. A criança acaba sendo obrigada a comer, pois passa um tempo significativo na escola. E segundo José Bezerra:
“[...] No cotidiano escolar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio Ambiente
  • Sociedade e meio ambiente
  • Sociedade e meio ambiente em debate
  • economia, meio ambiente e sociedade
  • A Sociedade e o Meio Ambiente
  • Animais, sociedade e meio ambiente
  • A sociedade e o meio ambiente
  • Sociedade x meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!