EDUCAÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA DAS CRIANÇAS NO BRASIL COLONIA

Páginas: 16 (3753 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
EDUCAÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA DAS CRIANÇAS NO BRASIL COLONIA

Rosana Hodecker Leite Silva
Cristiane da Silva - Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0891) – Prática do Módulo I
13/12/13


RESUMO

O presente trabalho vem com a objetiva pesquisa documental. Elaborado a partir de pesquisa analítica em livros, trabalhos acadêmicos, sites, etc...Tendo o objetivo de Socializar e refletir sobre a concepção social e educacional das crianças que temos em nossa sociedade atual brasileira, bem como entender a partir do passado a educação da atualidade, Pedagogia PED 0891 no Centro Universitário Leonardo da Vince - UNIASSELVI . Pode-se explanar neste tema juntamente com os fatos históricos trazidos por Aires onde a partir de bases teóricas desde oséculo XIII conseguimos observar que as crianças já foram consideradas adultos encolhidos e propensos ao trabalho escravo. Contudo no Brasil a trajetória das crianças não foi muito diferente, depois da Reforma Pombalina e a expulsão dos Jesuítas a nova forma de educação não se mostrou tão eficaz como o desejado, nosso país se viu as margens do esquecimento para a educação dos mais pobres,voltando-se apenas para uma pequena minoria da população branca, livre e vacinada. Deixando para as crianças mais empobrecidas a continuação da produtividade de um país em início de desenvolvimentos como cidadãos úteis nas oficinas de ensino profissionalizante. Logo após a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea libertando todos os escravos, o Brasil tornou-se um grande depósito de libertos nos quais algunspermaneceram nas fazendas de café até a velhice e outros encontraram nas ruas refúgio e sustento para a nova realidade de suas vidas, sendo vistos e taxados pela população branca como “vadios e vagabundos”, marginalizando-se por conseqüência dos fatos. Atualmente, o olhar de como vimos e de como a criança é muda de acordo com a localidade e situação financeira em que vivem. Pensar em algumasquestões assim como seus antecedentes históricos atualmente vem sendo uma preocupação geral para especialistas educacionais não só do Brasil mais do mundo.


Palavras-chave: Criança, Trabalho e Educação.


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva a pesquisa sobre a temática da história social e educacional da criança no Brasil. Criançaessa que crescia à sombra dos adultos. Entre pais, mestres, senhores ou patrões, os pequenos corpos dobraram-se tanto à violência, à força e às humilhações ao mesmo tempo em que foram sendo amparados pela ternura e os sentimentos maternos da mãe ou ama de leite. A trajetória dos pequenos entre os grandes homens ou mulheres, permite vislumbrar o papel que desempenhou a infância numa sociedadevinculada a contradições econômicas e mudanças culturais, ao mesmo tempo em que se revelava o comportamento dessa sociedade em relação à vida e à morte de seus filhos.

Segundo um dos pesquisadores estudado, Ariès, o conceito de infância se deu nas construções sociais de três períodos históricos: na Antiguidade, do século XIII ao século XVIII e no século XVIII a atualidade. No primeiro período,segundo ele, a criança era considerada um adulto em miniatura por não haver distinção entre o mundo adulto e o mundo infantil, ou seja, a criança se “ingressava na sociedade dos adultos”. No segundo período, conforme evidencia o teórico, ocorreu uma mudança na perspectiva de criança. Agora, a sociedade passa a prezar pela inocência da mesma, portanto, a separa da vida dos adultos ao enclausurá-la nainstituição escolar sob vigia dos preceptores (professores). Por fim, o terceiro período é caracterizado pela consolidação do conceito de infância. Ariès destaca que, neste período, a criança começa a ocupar o lugar central da família devido à ligação da mesma com a figura dos anjos que são tidos como seres puros e divinos.

No contexto educacional, apenas uma pequena parcela de brancos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação da mulher e da criança no brasil colônia
  • A criança no Brasil Colônia
  • Educação no brasil colônia
  • Administração da educação no brasil colonia
  • Educacao dos indios
  • Educação no Brasil colônia
  • A educação no brasil colônia
  • EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!