Educação sexual

Páginas: 24 (5836 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2011
Educação Sexual:
Entende-se por Educação Sexual todo o processo pelo qual o individuo aprende sobre sexualidade ao longo do tempo.

A Educação Sexual visa contribuir pra que crianças, adolescentes e adultos tenham uma visão positiva da sexualidade desenvolvendo uma comunicação clara nas relações interpessoais, elaborando seus próprios valores a partir de um pensamento critico, compreendendomelhor seu comportamento e do outro, bem como tomando decisões responsáveis a respeito de sua vida sexual, agora e no futuro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não selimita á presença de orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações e portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve serconsiderada como direito humano básico. A saúde mental é integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciam a personalidade e capacidade de comunicação com outras pessoas, bem como o seu potencial de amar”.

Educação Sexual x Orientação Sexual

A Educação Sexual, assim como Orientação sexual, vem passando por inúmeras reformulações á medidaque as discussões avançam e ganham maior espaço na sociedade, nas escolas, nos serviços de saúde e principalmente na família.

Alguns autores consideram a Orientação Sexual como um processo de intervenções sistemática na área da sexualidade, realizado principalmente nas escolas. O fornecimento de informações sobre o tema e a organização de um espaço de reflexões e questionamentos sobre postura,tabus, crenças e valores a respeito de relacionamentos e comportamentos sexuais. A orientação sexual abrange o desenvolvimento sexual compreendido como: saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal, auto-estima e relações de gêneros. Enfoca as dimensões fisiológicas, sociológicas, psicológicas e espirituais da sexualidade através do desenvolvimento das áreas cognitiva,afetiva e comportamental, incluindo as habilidades para a comunicação eficaz e a tomada responsável de decisões.

Já a Educação Sexual inclui todo processo informal pelo qual se aprende sobre sexualidade ao longo da vida, seja através da família, escola, religião, comunidade, livros ou da mídia.

Mesmo sendo ressaltada a importância da educação sexual, como uma pratica educativa de liberdade,esta abordagem nem sempre cumpre esse objetivo. Muitas vezes se limita á veiculação de informações de caráter puramente biológico ou preventivo, no que se refere ás DSTs, gravidez e outros agravos sociais, incorrendo no risco de denotar atitude moralista e repressiva.

A família e a escola não podem eximir-se de participar do processo de educação sexual. A primeira pela responsabilidade natransmissão de valores e a segunda por ter como função precípua educar de maneira mais ampla e não apenas informar.

Orientações de Enfermagem

A educação sexual veiculada parece ser nos dias de hoje, apenas uma resposta a uma exigência que se manifesta frente ás mudanças sociais, como a repressão o foi em outros tempos. Desfazer concepções errôneas, oferecer informações cientificamentecorretas, permitir ás pessoas que percebam a si e á sua própria sexualidade como seres sem culpa, nem melhores ou piores que os demais, é a forma que se deve ter de facilitar a adaptação do homem ás nova transformações que estão se processando, porque a adaptabilidade foi sempre a característica humana que explicou e favoreceu a sobrevivência da espécie.

Dentro da amplitude da proposta de Educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação sexual
  • Educação sexual
  • Educaçao Sexual
  • Educação sexual
  • educação sexual
  • Educação sexual
  • Educação sexual
  • Educação sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!