Educação romana

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
A educação romana
Os romanos tinham uma mentalidade prática; procuravam alcançar resultados concretos adaptados os meios aos fins. Enquanto os gregos julgavam e mediam todas as coisas pelo padrão da racionalidade, da harmonia ou da proporção, os romanos julgavam tudo pelo critério da utilidade ou da eficácia. “Por isso os romanos sempre consideraram os gregos como um povo visionário eineficiente, enquanto os gregos consideravam os romanos como bárbaros sórdidos, com força de caráter e valor militar, mas incapazes de apreciar os aspectos superiores da vida”.

O ideal romano de educação
O ideal romano de educação decorre, principalmente, da concepção de direitos e deveres. O cidadão romano tinha os seguintes direitos:
O direito do pai sobre os filhos (pátria potesta);
O direito domarido sobre a esposa (manus);
O direito do senhor sobre os escravos (potestas dominica);
O direito de um homem livre sobre o outro que a lei lhe dava por contrato ou por condenação jurídica (manus capere);
O direito sobre a propriedade (dominium)
A tais direitos correspondiam os deveres. E para cumprir seus deveres o cidadão romano precisava possuir uma série de aptidões e virtudes.Desenvolver tais aptidões era o papel da educação.
E quais eram essas aptidões e virtudes? As principais eram as seguintes:
A piedade ou a obediência, que incluía tanto na idéia religiosa de reverência como a noção de respeito à autoridade paterna;
A varonilidade ou firmeza, que atualmente chamamos de caráter (constania); era uma virtude muito valorizada entre os romanos;
A bravura ou coragem, queimpelia o romano a nunca abandonar voluntariamente uma luta antes de ter vencido;
A prudência, que devia ser utilizada principalmente na direção dos negócios particulares;
A honestidade, que consistia principalmente na perfeita conduta, em todas as relações econômicas;
A seriedade (gravitas), que incluía a sobriedade na conduta, a compostura.
Para o indivíduo, todas essas virtudes estavamreunidas no ideal do dever;para o Estado, no ideal de justiça.
A família como o centro da educação romana
Numa educação centralizada na formação do caráter moral das pessoas, é evidente que a família desempenha papel muito importante. O pai é o principal responsável pela educação dos filhos, mas o caráter prático do povo romano atribui especial importância à mulher nessa tarefa e em outras relacionadascomo o lar. A situação da mulher em Roma era mais elevada do que restante dos impérios da Antiguidade. Embora não chegasse a participar da vida pública, a mulher exercia grande autoridade dentro da família.
Era comum, na educação de crianças e jovens, serem apresentados exemplos concretos da virilidade romana. Nenhum outro povo utilizou tão eficazmente as personalidades de importância de suaprópria história. E o modelo ideal era primeiro lugar, o ancestral da família, depois o da comunidade.

A imitação como método de educação
Enquanto os heróis gregos eram semideuses que dificilmente poderiam ser imitados, os heróis romanos, ao contrário, podiam ser imitados por todo menino romano. Por isso a característica fundamental do método da educação romana era a imitação.
O jovem romanotinha de tornar-se piedoso, respeitoso, corajoso, varonil, prudente e honesto pela imitação de seu pai e de outros romanos cujo heroísmo merecera ser consagrada pelas lendas e histórias do país. Esses heróis convêm ressaltar, eram homens reais que andavam nas ruas de Roma e se reuniam no Fórum.
Com relação ao método, outro aspecto que se destaca é que os romanos rejeitavam como sinais de afeminação,o treino ginástico, a dança, a música, a literatura, enfim todos os meios educativos utilizados pelos gregos. “Entre os romanos não havia ginásios. Promovia-se o desenvolvimento físico nos campos marciais e no acampamento, e por meio de exercícios militares completados pela prática real da participação na vida rural. De qualquer forma a educação dos meninos era feita ou por um aprendizado dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Romana
  • Educação Romana
  • educação romana
  • Educação romana
  • Educação Romana
  • EDUCAÇAO ROMANA
  • Educação Romana
  • Educação Romana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!