Educação psicomotora

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO

 Na infância, a psicomotricidade é de vital importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O corpo é nosso universo particular. Nele nos movemos, sentimos, agimos, percebemos e descobrimos novos universos. Tudo este devidamente gravado nesse corpo, e é na infância que determinamos a quem será bem gravado e a quem nem tanto. Aprender, movimentar, sentir esseuniverso e partilhar com outros, será determinante na estruturação desse sujeito que se forma, assim respeitando as limitações de cada individuo, pois o processo de desenvolvimento pode não ser igual a todos. A psicomotricidade auxilia este universo em formação a se descobrir por inteiro, através de estimulação e exploração concreta do mundo (SILVA 2005).
Finalidade mostrar a importância dapsicomotricidade e quão amplo é seu processo e sua abrangência. Visto que a psicomotricidade compreende variados aspectos, ela é estudada e praticada por diferentes profissionais, tais como o pedagogo, o profissional de educação física, o psicólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional também o médico. Além disso, se relaciona ao estudo do homem através de seu corpo em movimento, sendo um processode desenvolvimento do mesmo em seu aspecto físico, social, psicológico e afetivo. Assim, destacamos que o movimento do homem ocorrerá conforme esse desenvolvimento. Portanto, é necessário respeitar cada individuo de acordo com suas limitações. Trabalhamos de forma a envolver os conhecimentos da área pedagógica, educacional e de saúde.
Segundo Lê Bouche (1969), "a psicomotricidade se dá atravésde ações educativas de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade."














2- EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

A educação psicomotora é uma técnica que por meio de jogos e exercícios, de acordo com cada faixa etária, estimula o desenvolvimento do ser humano sempre respeitandoas diferenças do indivíduo buscando sua autonomia.
  Dentro da educação psicomotora devem-se alcançar três metas básicas (objetivos):
• A aquisição do domínio corporal: definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade.
• Controle da inibição voluntária: melhorando o nível de abstração, concentração e desenvolvendo asgnosias.
• Desenvolvimento socio-afetivo: reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade.

De acordo Le Boulch, a educação psicomotora é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do "corpo operatório", a partir da qual poderá exercer sua disponibilidade. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio, que correspondem aos estágios da evoluçãopsicomotora.

”O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

 Barreto (2000)


Na Educação Infantil, a abordagem da Psicomotricidade irá permitir acompreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, por meio de jogos, de atividades lúdicas. È través da recreação que a criança desenvolve apercepção como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica, ou seja, de acordo com a sua faixa etária.


3 REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA

A Reeducação Psicomotora destina-se a crianças que apresentam dificuldade em desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educaçao psicomotora
  • Educação psicomotora
  • A educação psicomotora
  • educação psicomotora
  • Educação Psicomotora
  • Avaliação discursiva. educação psicomotora
  • Jogos Recreação e Educação Psicomotora
  • Educação Psicomotora e a Musicalização Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!