Educação Profissional

Páginas: 9 (2246 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013




EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO
EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
























INTRODUÇÃO

O presente desafio tem por objetivo compreender as especificidades da educação não-formal e da educação profissional brasileira, bem como a atuação do educador neste espaço, a atuar de forma competente na educação não-formal e na educação profissional, bem como atrabalhar na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, tornado-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico eao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.
A educação não-formal tornou-se uma forte aliada na construção das diversas áreas do conhecimento, somando forças para auxiliar a escola e a família a formar cidadãos conscientes e sabedores dos seus direitos e deveres na sociedade.
















EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Educação não formal éaquela que ocorre em espaços de ações coletivas via processos de compartilhamento de experiências. Uma educação além dos muros da escola, para os espaços da casa, do trabalho, do lazer, do associativismo e outras atividades, que aborda processos educativos fora das escolas ou não, em processos organizativos da sociedade civil, abrangendo organizações sociais e não governamentais, movimentossociais estratégicos, ou processos educacionais articulados com a escola e comunidade.
Diferente da educação formal, que é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; da informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização (na família, bairro, amigos...), com valores e culturas próprias, a educação não-formal é aquela que se aprende “no mundoda vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas.
A educação não formal leva a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor.
Quem educa, o educador, é o “outro”, aquele com quem interagimos ou nos integramos.
Na educaçãonão-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais.
A educação não-formal é entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno.
Há na educação não-formal uma intencionalidade na ação,no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes.
A educação não-formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.
Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Ajuda naconstrução da identidade coletiva do grupo (este é um dos grandes destaques da educação não-formal na atualidade);
A educação não-formal poderá desenvolver, como resultados, uma série de processos tais como:
• consciência e organização de como agir em grupos coletivos;
• A construção e reconstrução de concepção de mundo e sobre o mundo;
• contribuição para um sentimento de identidade com uma dadacomunidade;
• forma o indivíduo para a vida e suas adversidades;
• quando presente em programas com crianças ou jovens adolescentes a educação não-formal resgata o sentimento de valorização de si próprio, da auto-estima); dá condições aos indivíduos para desenvolverem sentimentos de auto-valorização, de rejeição dos preconceitos que lhes são dirigidos, o desejo de lutarem para ser reconhecidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação profissional
  • Educação Profissional
  • educação profissional
  • Educação Profissional
  • educação profissional
  • Educação profissional
  • PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
  • educaçao profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!