educação para a democracia

Páginas: 13 (3082 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA


EDUCAÇÃO


TEMPO DE CRISE: TEMPO DE MUDANÇAS
NO ESBOÇO SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DO SÉCULO XX, CONSTATAMOS NOTÁVEIS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO, NA CIDADE E NA MENTALIDADE.
A PALAVRA “CRISE” REFERE-SE A SITUAÇÃO DIFÍCIL, MAS TEM A MESMA RAIZ DE “JULGAMENTO” E, PORTANTO DE “CRÍTICA”. SIGNIFICA A CONSTATAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DE ALGUMA COISA QUE NÃO SERVE MAISE, O ESFORÇO PARA INVENTAR NOVOS CAMINHOS.
SIGNIFICA DIZER QUE NÃO SÓ A EDUCAÇÃO OU A PEDAGOGIA ESTÃO EM CRISE MAS, A PRÓPRIA HUMANIDADE ENCONTRA-SE NA TRANSPOSIÇÃO PARA UMA NOVA ERA, COM A CONSTRUÇÃO DE NOVOS VALORES E PARADIGMAS (PADRÕES).
PODEMOS IMAGINAR A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ADEQUADO DE EDUCAÇÃO, COM REFLEXÕES RIGOROSAS SOBRE FUNDAMENTOS E OBJETIVOS (REFLEXÃOPEDAGÓGICA).
DIANTE DE SUA IMPORTÂNCIA, CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO ASSUMIU CARÁTER POLÍTICO, DEVIDO AO SEU PAPEL NA SOCIEDADE NA TRANSMISSÃO DA CULTURA E DA CIDADANIA, FORMANDO O SUJEITO POLÍTICO QUE CONHECE SEUS DIREITOS E DEVERES.
OS PROJETOS EDUCACIONAIS PASSARAM INICIALMENTE PELA ESPERANÇA DE QUE A ESCOLA REPRESENTAVA A DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE; POSTERIORMENTE, ALGUNS TEÓRICOS DESTACARAM OCARÁTER IDEOLÓGICO DA ESCOLA, COMO LUGAR PARA IMPOSIÇÃO DAS IDÉIAS DA CLASSE DOMINANTE.
TAMBÉM NESSE ÚLTIMO SÉCULO, VIMOS A DETURPAÇÃO DO USO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO, QUANDO FOI POSTA A SERVIÇO DA DOUTRINA PELOS ESTADOS TOTALITÁRIOS, PARA MOLDAR E CONTROLAR CRIANÇAS E JOVENS.

AINDA HOJE, A ESCOLA PROCURA O PRUMO ENTRE AS ORIENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO HUMANISTA(DUALISMO ESCOLAR).
ATUALMENTE NOTA-SE A AMPLIAÇÃO DO LEQUE DOS EDUCANDOS, ANTIGAMENTE RESTRITO AOS MENINOS E, ATUALMENTE, A ÊNFASE À PRÉ-ESCOLA, A EDUCAÇÃO DA MULHER, DO DEFICIENTE E, DAS ETNIAS.
ERA DE SE ESPERAR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS, MAIOR RIGOR NA REFLEXÃO PEDAGÓGICA, EM VIRTUDE DE SUA ARTICULAÇÃO COM AS DEMAIS CIÊNCIAS (PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ETC.).

EXPANSÃO DO ENSINOAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XIX, REAFIRMARAM NO SÉCULO XX, A NECESSIDADE DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA. APESAR DA EXTENSÃO DOS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO, AS MEDIDAS TOMADAS PELOS GOVERNOS AINDA SÃO INSUFICIENTES (PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO)
A AMPLIAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DE ENSINO DA REDE ESCOLAR, DEVEU-SE À EXPANSÃO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E, À DIVERSIFICAÇÃO DASPROFISSÕES TÉCNICAS.
EM DADO MOMENTO, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, O NÚMERO DE EMPREGOS OFERECIDOS PASSOU A SER INFERIOR AO NÚMERO DE DIPLOMADOS, GERANDO UMA POLÍTICA DE CONTENÇÃO NA PROCURA PELA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, MUITAS PESSOAS FORMADAS, AO ENCONTRAR PEQUENA OFERTA DE EMPREGO, TIVERAM SEUS SALÁRIOS PRESSIONADOS PARA BAIXO.

REALIZAÇÕES DA ESCOLA NOVA
O “ESCOLANOVISMO”RESULTOU NA TENTAVIVA DE SUPERAR A ESCOLA TRADICIONAL EXCESSIVAMENTE RÍGIDA, MAGISTROCÊNTRICA (CENTRALIZADA NO PROFESSOR) E VOLTADA PARA A MEMORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
EM 1899, POR INICIATIVA DE ADOLPHE FERRIÈRE, FOI FUNDADO O “BUREAU INTERNACIONAL DAS ESCOLAS NOVAS”. EM 1919 O BUREAU APROVOU 30 ITENS BÁSICOS PARA A NOVA PEDAGOGIA E, PARA UMA ESCOLA PERTENCER AO MOVIMENTO, DEVERIA CUMPRIR PELO MENOSDOIS TERÇOS DELES.
SEGUNDO ESSE PADRÃO, ESSE PROJETO EXIGE MÉTODOS ATIVOS, COM MAIS ÊNFASE NOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO DO QUE NO PRODUTO, COM ATIVIDADES CENTRADAS NOS ALUNOS, VISANDO A ESTIMULAÇÃO DA INICIATIVA.

A EDUCAÇÃO DE INSPIRAÇÃO SOCIALISTA

A EDUCAÇÃO NA UNIÃO SOVIÉTICA
EM QUALQUER UM DOS PAÍSES EM QUE SE REALIZOU A REVOLUÇÃO SOCIALISTA, O INTERESSE PRIORITÁRIO FOI A EDUCAÇÃOPOPULAR, TANTO EM TERMOS DE ELABORAÇÃO DE TEORIAS MARXISTAS, COMO PELA GARANTIA DA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLA ELEMENTAR, GRATUITA E OBRIGATÓRIA.
PREDOMINAVA UM ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO DIANTE DA NECESSIDADE DE FORMAR O NOVO CIDADÃO DA SOCIEDADE REVOLUCIONÁRIA. A ESTRATÉGIA POLÍTICA DEFENDIA TANTO A IMPORTÂNCIA DE NÃO DESPREZAR A CULTURA BURGUESA, COMO REFORÇAVA A CONSCIÊNCIA DA LUTA DE CLASSES...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCACAO PARA A DEMOCRACIA
  • Educação e Democracia
  • Educação para a democracia
  • educaçao democracia e cidadania
  • Democracia ateniense na educação
  • Dewey
  • democracia educação e cidadania
  • Resumo Sociologia da Educação (Educação, democracia e direitos humanos)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!