Educação para a democracia

Páginas: 19 (4512 palavras) Publicado: 2 de maio de 2012
Resumo do texto: Educação para a Democracia


Este capítulo irá tratar sobre a educação geral. Será destacado os principais aspectos da educação no mundo, sendo analisados nas abordagens: contexto histórico, educação e pedagogia.
Pode ser chamado de época contemporânea o período iniciado em 1979, com a Revolução Francesa. Que sinalizou a queda do Antigo Regime. Esse movimentosocial se fez a partir de ideais liberais da burguesia sobre a concepção aristocrática do absolutismo dos reis. Aos poucos o Liberarismo, que inicialmente era elitista, foi se introduzindo mecanismos de maior participação popular, ainda que de maneira formal. Um exemplo disso é a reivindicação da escola leiga, gratuita e universal ainda é um projeto inalcançável para muitos países periféricos.A ambição dos pensadores do iluminismo do séc. XVIII foi a emancipação humana, o sujeito com autonomia de pensar e agir, sustentado pelos direitos conquistados.
O século XX foi também época das revoluções socialistas. Foi o século da luta contra o apartheid, com conquistas de direitos para os negros e indígenas, no entanto ocorreram também ódios étnicos, como radicais islâmicos, naçõesocidentais que respondem com a guerra e ameaça a desrespeito aos direitos humanos.
Também foi o séc. do avanço da ciência e da tecnologia, foi também o séc. que produziu as massas, nos projetos de reivindicação. Mas também, a contemporaneidade que produz as massas produz também os mecanismos para seu controle, desde as ideologias, propagandas, meios de comunicação, uso do tempo livre.1. Conflitos do séc. XX

No início deste séc., no continente europeu, a livre concorrência foi substituída pelo capitalismo de monopólios. O choque entre as potências imperialistas culminaram no conflito armado da Primeira Guerra Mundial.
Durante a guerra, com a Revolução Russa de 1917 instaurou-se o primeiro governo socialista.
Posteriormente a guerra, marcou-se ainfluência econômica dos Estados Unidos, inclusive na Europa. Junto a isso a quebra da bolsa de Nova York, em 1929, provocou falências, retração de mercado e desemprego em massa. Isso obrigou o estado a intervir na economia e substituir o capitalismo liberal pelo capitalismo de organização, evitando o perigo do nazismo como a tentação do consumismo, implantou-se o Estado de bem-estar social, sendo medidasde controle da economia, de estímulo a produção garantindo a distribuição de bens e serviços sociais.
Após a Segunda Guerra foi fundada a ONU, que visa manter a paz mundial e defender os direitos humanos.
No pós-guerra os Estados Unidos assumiram a posição hegemônica da economia mundial, reforçada pelo poderio econômico e pelo crescimento da industria bélica. No outro pólo a UniãoSoviética também expandia sua zona de influencia, com o poder bélico e atômico. O confronto das duas gerou a Guerra Fria.
Outro fato importante do séc. XX foi a descolonização da África e Ásia, processo pelo qual muitas das colônias antigas ao se libertarem aderiam ao socialismo.
Até a transição de século muitas foram as mudanças, tais como o neoliberarismo se expandiu por meio daeconomia globalizada, assim favorecendo acordos entre as noções.
Ao contrário do séc. XIV, que marcou pela visão do trabalho e da poupança, o séc. XX construiu o ideal da sociedade de lazer, ancorado na ilusão do mundo do consumo.


2. Movimentos sociais de contestação

Desde meados do séc. XX grupos diversos agitaram a sociedade civil com varias
formas de contestação. Comoexemplos mais significativos os beatniks e os hippies, opuseram aos valores da sociedade industrial e do consumo. Após aparecem os punks, e em sequência inúmeros outros grupos.
A partir da década de 60 foi marcante a mobilização das minorias, como o movimento negro, o estudantil e o feminista..
Também deve ser considerada a arregimentação da classe dos trabalhadores nos movimentos sindicais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCACAO PARA A DEMOCRACIA
  • Educação e Democracia
  • educação para a democracia
  • educaçao democracia e cidadania
  • Democracia ateniense na educação
  • Dewey
  • democracia educação e cidadania
  • Resumo Sociologia da Educação (Educação, democracia e direitos humanos)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!