Educação para Diversidade

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Vivemos uma época em que a consciência de que o mundo passa por transformações profundas é cada dia mais forte. Esta realidade provoca em muitas pessoas e grupos, sentimentos, sensações e desejos contraditórios, ao mesmo tempo de insegurança e medo, potenciadores de apatia e conformismo, como também de novidade e esperança, mobilizadores das melhoresenergias e criatividade para a construção de um mundo diferente, mais humano e solidário.
Esta dialética é especialmente aguda na América Latina, em que o sonho de afirmação de uma sociedade democrática e igualitária, "um mundo em que todos os mundos tenham seu lugar", nas palavras do Comandante Marcos (Chiapas), esbarra diariamente com o projeto neoliberal hegemônico e o avanço de reformasestruturais que acentuam a marginalização e a exclusão, em nome da abertura dos mercados e do sonho de entrar no "primeiro mundo".
Neste processo crescente de exclusão, que assume novas caras e dimensões no continente, os mais afetados são os "outros", os diferentes, os que não dominam os códigos da modernidade, não têm acesso ao processo de globalização em suas diferentes dimensões, estão configurados porculturas que se resistem a colocar no centro a competitividade e o consumo como valores fundamentais da vida, pertencem a etnias historicamente subjugadas e silenciadas, questionam os estereótipos de gênero presentes nas nossas sociedades, lutam diariamente pela sobrevivência e pelos direitos humanos básicos que lhe são negados.
As relações entre sociedade e cultura(s) adquirem hoje umarelevância especial, tanto no âmbito internacional como no contexto latino-americano e nacional. Um novo “olhar”. Uma nova leitura sobre esta realidade vem se desenvolvendo e adquirindo cada vez maior importância e visibilidade.
A questão multicultural hoje preocupa muitas sociedades. O debate é intenso nos Estados Unidos e também na Europa. No entanto, na América Latina e, particularmente no Brasil, aquestão multicultural apresenta uma configuração própria, uma especificidade. Nosso continente é um continente construído com uma base multicultural muito forte, onde as relações Inter étnicas têm sido uma constante através de toda sua história, uma história dolorosa e trágica principalmente no que diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes.
A nossa formação histórica está marcada pelaeliminação física do “outro” ou por sua escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação do “outro” também se dão no plano das representações e no imaginário social. Neste sentido, o debate multicultural na América Latina nos coloca diante desses sujeitos históricos que foram massacrados, mas, que souberam resistir e continuam hoje afirmando suasidentidades fortemente na nossa sociedade, mas numa situação de relações de poder assimétricas, de subordinação e acentuada exclusão.

A toma de consciência desta realidade, em geral é motivada por fatos concretos que explicitam diferentes interesses, discriminações e preconceitos presentes no tecido social. Uma situação até então considerada “normal” e “natural”, se revela como permeada portensões e conflitos, por relações de poder, historicamente construídas marcadas por desigualdades, estereótipos e preconceitos. Os “outros”, os diferentes se revelam em toda a sua concretude. Para muitas pessoas e grupos sociais esta descoberta é altamente ameaçadora. Surgem então comportamentos e dinâmicas sociais que constroem muros. Física, afetiva e ideologicamente evita-se o contato e criam-semundos próprios, sem relação com os “diferentes”. Fenômenos desta natureza provocam na sociedade “apartheids” sociais e culturais, processos de guetificação que, nas grandes cidades se acentuam e fortalecem. Portanto, a consciência do caráter multicultural de uma sociedade não leva espontânea e necessariamente ao desenvolvimento de uma dinâmica social informada pelo caráter intercultural....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diversidade na educação
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educaçao e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e diversidade
  • Educação e Diversidade
  • Educação de diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!