educação no periodo colonial

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
O período colonial brasileiro, foi baseado na grande propriedade e na mão-de-obra escrava, contribuiu para o florescimento de uma sociedade altamente patriarcal caracterizada pela autoridade sem limite dos donos de terras. O estilo medieval europeu da cultura transmitida pelos jesuítas, correspondia às exigências necessárias para a sociedade que nascia, do ponto de vista da minoria dominante. Aorganização social da colônia e o conteúdo cultural se relacionavam harmonicamente. Uma sociedade latifundiária, escravocrata e aristocrática, sustentada por uma economia agrícola e rudimentar, não necessitava de pessoas letradas e nem de muitos para governar, mas sim de uma massa iletrada e submissa. Neste contexto, só mesmo uma educação humanística voltada para o espiritual poderia ser inserida,ou seja, uma cultura que acreditavam ser neutra.
O século XVIII foi marcado pelo desenvolvimento da mineração, o que assegurou o surgimento de uma nova classe intermediária ligada ao comércio e concentrada na zona urbana, que se acentuou no século seguinte. O século XIX passou a apresentar uma estratificação social mais complexa que a do período colônia.l A pequena burguesia, classe emergente,desempenhou papel relevante, afirmando-se como classe reivindicadora e assim agiu sobre a educação escolarizada. Frequentava a escola da mesma forma que a aristocracia, e também recebia uma educação de elite. Havia uma contradição entre as classes que se tornou responsável por movimentos posteriores. A pequena burguesia precisava compactuar com a classe dominante, pois era dela dependente, porémera influenciada pelas idéias ihiministas européias que contrariavam o pensamento aristocrata-rural. Esta contradição vai causar uma ruptura responsável, posteriormente, pela abolição dos escravos e pela proclamação da república.
No século XIX, uma das caraterísticas do ensino secundário, era a de se voltar totalmente para o preparo dos alunos para o ingresso na escola superior, devido à pressãoexercida pela classe dominante que desejava que seus filhos fossem reconhecidos rapidamente como "os homens cultos do país". Na educação média, a arte de falar bem era mais importante do que a criatividade do indivíduo.
A classe média percebera que a Educação era o único caminho que lhe asseguraria a ascensão social, pois se antes ela conseguia desenvolver e manter pequenos estabelecimentos atravésda poupança-investimento-poupança, agora, com a chegada das grandes empresas multinacionais e as dificuldades de investimentos, assumir cargos administrativos empresariais era forma de ascensão social e financeira. O sistema educacional, porém, não acompanhou a mudança econômica: a classe média vai à procura do ensino superior, passa nos exames, tem direito à matrícula, mas não existe a vaga.
Noperíodo colonial aconteceu a vinda dos jesuítas para o Brasil, o Jesuíta mais atuante foi Jose de Anchieta. Eles iniciaram um processo de catequese e instruções dos índios, se dedicaram a propagação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não converteriam os índios á fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Como a linguagem indígena não era legitimada naquela sociedade, osportugueses controlavam os indígenas pela linguagem. Os Jesuítas impuseram a sua cultura não respeitando a cultura local.
Os jesuítas abriram escolas de ler e escrever e também de pratica agrícola, marcenaria e ferraria. Uma escola também para ricos e outra também para quem não tinha condições .Trouxeram um principio de educação através da arte.
Na Europa, as ordens religiosas desempenharamimportante função criadora na reorganização dos territórios, assim como na organização política de povos de origens diversas.
No Brasil, a Companhia de Jesus encontrou um cenário muito diferente dos que até então tinham sido seu campo de trabalho, prioritariamente, educacional .Aqui, educação e catequese deveriam andar atreladas, uma vez que a compreensão dos preceitos religiosos implicava, primeiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • Educação no período colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • História da educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial
  • Historia da educação no periodo colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!