Educação no período colonial

Páginas: 13 (3211 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
O período Colonial e a Companhia de Jesus

Elizete carolina de Figueiredo
Prof.Maria do Carmo
Centro Universitário Leonardo da Vincci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 053) – História da Educação
15/05/2013






RESUMO

O objetivo deste paper é relatar como se seu, a educação em terras Brasileiras,as dificuldades encontradas pelos educadores,os jesuítas e consequentementepara os índios submetidos à ela.


Palavra-chave: Jesuítas,educação, índios



INTRODUÇÃO


A história da educação começa com a chegada dos jesuítas e a companhia de jesus,nas terras brasileiras em 1549. O principal objetivo era a propagação da fé cristã,abalada pela Reforma Protestante. Durante 200anos os jesuítas foram os únicos educadores do Brasil.Formaram as primeiras escolas,e mesmo com toda hostilidade e resistência por parte dos índios conseguiram catequisar e incultir neles uma organização social copiada do moldes europeus. Conquistaram terras,riquezas e também a antipatia da Corte Portuguesa, que entendeu que os jesuítas estavam lucrando e seu trabalho de educar e catequizar os nativos já não era mais de seu interesse. Influenciados porMarques de Pombal conseguiram expulsar os jesuítas das colônias(Brasil).
Com esta ruptura, a educação regrediu muito,mesmo com a intenção de Marquês de Pombal para dar continuidade,mas a educação a partir daí visava apenas seus interesses, e estagnou completamente até a chegada da Família Real, a partir deste marco começaram as mudanças educacionais que se estendem até os dias de hoje.DESENVOLVIMENTO




A companhia foi fundada por padre ignácio de loyola em 1534 e oficialmente aprovado pelo papa III.em 1540.Eram chamados padres seculares por não estarem em conventos,por se misturarem aos fiéis no mundo.O surgimento jesuítico surgiu com a contrarreforma,seu principal objetivo era combater a expansão da reforma protestante protagonizada por MartinhoLutero. Dentro deste contexto,os jesuítas desembracaram no Brasil no ano de 1549,onde se localiza hoje a cidade de Salvador. Os primeiros jesuítas faziam parte da comitiva do governador geral do Brasil,Tomé de souza. A função dos jesuítas era a doutrina cristã, e oferecia assistência religiosa aos colonos recém-fixados em solo brasileiro.Também foram responsáveis por criarem escolas elementares esecundárias e fundar missões com as devidas adaptações a realidade local.
Este movimento jesuítico foi muito difícil para o jesuitas que tinham que implantar uma forma de organização e crença para um povo que já tinha sua cultura determinada,o que foi difícil para os índios igualmente.Não houve respeito pelos costumes indígenas,eles foram submetidos e dominados pela cultura do povo Europeu. SegundoSodré(1994, p. 17):

O ensino jesuítico, por outro lado,
conservado à margem, sem aprofundar a
sua atividade e sem preocupação outras
senão as do recrutamento de fiéis ou de
servidores, tornava-se possível porque não
perturbava a estrutura vigente,
subordinava-se aos imperativos do meio
social, marchava paralelo a ele. Sua
marginalidade era a essência de que vivia
e se alimentava.O projeto dos jesuítas teve duas fases:
Fase heróica.catequese indígena
Fase missioneira,foi a fundação e estruturação das chamadas missões jesuíticas
Fase heróica entre 1549 a 1571.Sua principal características é a pregação.Foi preciso muita coragem por parte dos padres que tinham que conquistar a confiança dos índios para adentrar em seu meio para doutrina-los o que foi uma tarefa muitodif´cio pois os adultos tinham um respeito muito grande pelo chefe da tribo,o pajé que discordava profundamente dos ensinamentos cristãos.vendo que os índios adultos eram resistentes eles começarama a catequisar as crianças indígenas, pois acreditavam que seria mais fácil incultir a nova religião , já que ainda não era sentida nas crianças a influência do pajé.Para este processo eles aprenderam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • História da educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial
  • Historia da educação no periodo colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!