Educação no período colonial

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Os trinta primeiros anos da colonização do Brasil, Portugal dedicou-se exclusivamente à exploração das riquezas sem efetivo projeto de povoamento. Mas em 1530, chegou Martim Afonso de Sousa para dar início á colonização e promover o povoamento no litoral, logo mais tarde em 1532 foi fundada a primeira vila sendo fundada em São Vicente. Por um lado Martim Afonso de Sousa queria dar início àcolonização por outro lado os demais estados europeus não aceitavam a partilha das terras de Portugal e Espanha, feito um Tratado de Tordesilhas em 1494 tratado esse que foi uma divisão que os portugueses e espanhóis fizeram no Brasil. Parte do território brasileiro era explorada pelos portugueses, e parte pelos espanhóis. Nesse mesmo período Portugal inicia a exploração do pau-brasil que era usandopara um estatuto de monopólio só que Fernão de Loronha implantou feitorias ao longo do litoral usando o trabalho indígena para fazer a extração do corante na Europa só que não mais plantavam outras no lugar e acabou não dando muito certo. Passado por esse período ruim, logo mais se pensava em outra opção que pudesse ressarcir os prejuízos então surge à ideia que a produção açucareira era a principalsolução para todos os problemas e como a cana-de-açúcar já estava sendo cultivada e as coisas começavam a melhorar paras os portugueses. Em 1534, D. João III decidiu com a chegada dos portugueses a nova terra, que a colonização do Brasil deveria ser feita através da criação de capitanias hereditárias, que eram linhas paralelas ao equador que iam da costa até o mediterrâneo de Tordesilhas. Pormeio das capitanias o Brasil foi dividido em 15 quinhões. Com essa divisão poucas capitanias prosperaram.
Em 1548 foi criado o governo-geral, sendo que no ano seguinte chega Tomé de Sousa sendo acompanhados por vários assessores e jesuítas, é nesse período que os jesuítas começam a trabalhar na catequização dos indígenas e na educação de filhos de elites. Para isto, os jesuítas montaram um planode ensino adaptado ao local e à sua missão, que continha o ensino de português, a doutrina cristã e a “escola de ler e escrever”. Após este período, os alunos tinham a opção de continuarem os estudos para o aprendizado da agricultura ou seguirem com aulas de gramática, finalizando seus estudos na Europa. Como não tinham opções, mesmo os que não queriam ser padre estudavam no local. Com isto, osjesuítas obtiveram quase o monopólio do ensino, chegando a fundar vários colégios. Neste período, os jesuítas criaram um plano de estudos que visavam à formação integral do homem cristão e tinham um curso básico de Humanidades, com Filosofia e Teologia. O plano ficou conhecido como Ratio Studiorum. Mas em 1759 com a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal e do Brasil, feita por Marquês de Pombal.Ministro de Estado de Portugal, Pombal fez uma série de reformas para adaptar aquele país e suas colônias ao mundo moderno, dos pontos de vista político e cultural, implementando ideias próximas ao Iluminismo.

Mesmo com a mão-de-obra ainda ser em grande parte constituída de jesuítas, nasceu de certo o ensino público nesta época, ou seja, o ensino mantido pelo Estado e voltado à cidadania.Assim, o Estado passa a realizar concursos, verificar a literatura que deveria a ser usada. Neste período, o curso de Humanidades desaparece e dá lugar às aulas régias, aulas avulsas de latim, grego, filosofia e retórica.
Nesse período é mostrado o tipo de educação que era destinado aos índios, aos colonos, as mulheres e ao povo em geral então se começam pela educação dos índios, que era umaeducação que estava voltada mais para parte da catequização dos índios a tendência do ensino jesuíta era de separar os filhos dos índios; na intenção de pacificá-los a fim de se tornarem mais dóceis e menos rudes para o trabalho escravo. Já na educação dos colonos era cuja educação diferenciada se estendia além da escola elementar de ler e escrever caracterizados respectivamente como catequizados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação no periodo colonial
  • Educação no período colonial
  • educação no periodo colonial
  • Os jesuítas e a educação no período colonial
  • História da educação no período colonial
  • Educação no período colonial brasileiro
  • Jesuítas e a educação no período colonial
  • Historia da educação no periodo colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!