Educação no campo

Páginas: 9 (2134 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
EDUCAÇÃO DO CAMPO

[1]CLÁUDIA CRISTINA PEREIRA RODRIGUES
BILMA ALGARANHA CESARI
MARIONICE SANTANA DA SILVA



Este trabalho tem como objetivo analisar e discorrer sobre a importância da Educação do Campo, tendo como base as necessidades e as políticas educacionais, voltada para uma educação do campo, tendo como referencial teórico o livro organizado pelo pesquisador Miguel GonzalezArroyo,Por Uma Educação do Campo, a análise consistira nos capítulos III, IV e V.
No capítulo III A Escola do Campo em Movimento, neste capítulo a autora do texto Roseli Salete Cadart, discorre sobre a Educação Básica do Campo e, em especial, como se inserem na luta para a implementação de um projeto popular de desenvolvimento do campo e do país. A autora cita três idéias que foram discutidas naConferência Nacional em 1988, que são as seguintes:
✓ 1º - o campo no Brasil esta em movimento, lutas sociais, organizações e movimento de trabalhadores da terra.
✓ 2º A Educação Básica do Campo está sendo produzida neste momento, nesta dinâmica social.
✓ 3] Existe uma nova prática de Escola que está sendo gestada neste movimento, ou seja, as experiências é um dos movimentos que podeser inserido nesta Educação do Campo.
Estas idéias citadas pela autora ajudara a nortear o nosso trabalho, no desenvolvimento do texto, obteremos alguns princípios para falarmos sobre Educação do Campo, sendo que a própria autora demonstra algumas reflexões sobre o assunto que são consideradas por ela provisórias. Um dos movimentos citados no livro é o MST.
O MST iniciou a luta pela escolas,e sobretudo, para cultivar em si mesmo o valor do estudo do próprio direito de lutar pelo seu acesso a ele, como cita ainda, e aos poucos a luta pelas escolas passou fazer parte deste movimento.
Lembra autora que as famílias sem-terra se mobilizavam pelo direito a escola, que tivesse realmente sentido em sua vida.
Desta maneira o MST buscou uma proposta pedagógica específica para formareducador e educadoras para trabalharem nesta perspectiva. Nos informa ainda que hoje a escola passou a fazer parte do cotidiano e das preocupações das famílias do MST.
Descreve Caldart que o MST produziu suas reflexões pedagógicas, sendo a pedagogia do MST, demonstrada através do movimento o qual vem formando historicamente o sujeito social Sem Terra, hoje ser sem terra não é apenas ser umtrabalhador que não tem terra, para Caldart Sem terra é uma identidade historicamente construída.
Podemos dizer esta identidade se constitui culturalmente, ou seja um modo de vida como nos remete o texto.
Sobre as reflexões pedagógicas do MST, pode-se dizer que não se trata de uma nova prática, mas que criaram um novo jeito de lidar com as Matrizes Pedagógicas, onde educa os Sem Terra para umapostura diante da vida que é fundamental para a identidade de um lutador do povo, ajudam as crianças e os jovens a se fortalecerem contra as injustiças.
Fazendo brotar a mistura humana com a terra, mostrando a importância da terra para a vida, ajudar a valorizar o trabalho que gera produção do que é necessário, para garantir a qualidade de vida social, e identificam os sem terras como classetrabalhadoras.
Preservando assim suas culturas, seu modo de viver e ver a vida, preservando suas raízes, tendo como base a família e a comunidade do educando.
Desta maneira a tarefa dos educadores do campo é formar seres humanos que tenha consciência de seus direitos humanos, e sua dignidade, tendo em vista que eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar,debater, duvidar, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o sentimento próprio e fazer isto em sintonia com a história do MST.
Por isto a escola deve ser vista como uma das dimensões do processo de formação das pessoas, para que cumpram o compromisso com os precipícios do MST. Despertando nos seres humanos a valorização a escola e aos interesses do movimento pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação no campo
  • Educação no campo
  • Educação do campo
  • Educação do Campo
  • educaçao do campo
  • Educação no campo
  • Educação do campo
  • Por uma educação do campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!